Ainda tem vacina em SP

Jornal da Tarde - Domingo, 17 de junho de 2007

dom, 17/06/2007 - 12h17 | Do Portal do Governo

Jornal da TardeOs pais que não levaram seus filhos de até cinco anos de idade para tomar, ontem, as gotinhas da vacina contra a paralisia infantil (poliomielite), têm uma segunda chance hoje. Eles devem ir com as crianças das 8h às 20h, no Instituto Pasteur (Avenida Paulista, 393, 3288-0088), onde haverá cerca de mil doses da vacina para as crianças que ainda não tomaram as gotinhas.

Cerca de 2 milhões de crianças tinham sido vacinadas nos 645 municípios do Estado ontem, até as 15h. As crianças que tomarem a primeira dose neste fim de semana devem voltar aos postos para a segunda etapa da vacinação, que ocorre no dia 25 de agosto.

“A campanha começou bem. A paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. É muito importante levar as crianças aos postos de saúde”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Luiz Barradas Barata. Ele e o governador José Serra abriram a vacinação na Capital, em festa com atrações de circo, exercícios e pintura facial.

A meta do governo era vacinar cerca de 3 milhões de crianças, o que corresponde a 95% da população brasileira nesta faixa etária. A pólio está erradicada há 19 anos do Estado de São Paulo. O último caso de pólio foi registrado em 1988, na cidade de Teodoro Sampaio. Nacionalmente, o último caso de que se têm notícia foi registrado na Paraíba, em 1989.