Agrishow tem permanência garantida em Ribeirão até 2014

Jornal A Cidade/ Ribeirão Preto

sex, 24/04/2009 - 10h45 | Do Portal do Governo

Secretaria de Estado da Agricultura assinou renovação do convênio com a Abimaq

A Secretaria de Estado da Agricultura assinou na quarta-feira (22) a renovação do convênio com a Abimaq para a permanência da Agrishow em Ribeirão Preto até 2014. O anúncio oficial deve ser feito pelo secretário estadual da Agricultura, João Sampaio (PSDB), na Capital.

O acordo foi fechado no início da noite de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, mas tanto governo quanto entidades envolvidas com o evento não confirmaram a informação. Com isso, a feira deve ser transferida para São Carlos, como a Abimaq anunciou no ano passado, apenas em 2015.

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), diz ter recebido telefonema do governo estadual ontem, por volta de 19h30. “Recebi ligação do Sampaio assim que o convênio foi assinado. O Estado fechou com a Abimaq para ficar aqui até 2014.”

O deputado federal Duarte Nogueira Júnior (PSDB), também confirma a renovação do contrato. Ex-secretário da Agricultura no Estado, ele diz ter acompanhado a atual negociação do governo, que começou há mais de dois meses.

A Secretaria da Agricultura e o governo foram procurados ontem, mas não responderam sobre a renovação. O presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, também não foi localizado.

O presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira), Cesário Ramalho da Silva, que também preside a Agrishow deste ano, evitou confirmar a renovação do contrato. Ele disse apenas que Estado e entidades envolvidas no evento estariam concluindo os aspectos financeiros. “Estamos tentando terminar até sexta, mas a coisa está quente.”

Fonte ligada ao secretário afirmou que Estado e entidades preferiram assinar a renovação por cinco anos antes da próxima edição começar, na segunda-feira. A intenção é evitar que a abertura do evento se transforme em “palanque para disputas políticas.”

No último dia 31, Sampaio disse ao A Cidade que já havia garantido a permanência da feira para 2010 e que negociava “por mais alguns anos.” O atual convênio, assinado em 2005, termina em um ano.

Segundo a prefeita, o Estado terá algumas tarefas para melhorar o acesso à area da feira, na Fazenda Experimental, na divisa com Sertãozinho. Pelo novo acordo, haverá uma alteração entre a rodovia e a Via Norte para as próximas edições. A prefeitura também vai investir na infra-estrutura do local. Dárcy diz que o município vai melhorar as condições do asfalto e construir mais banheiros.

Crise é ‘culpada’ por renovação
A crise financeira mundial contribuiu para a permanência da Agrishow em Ribeirão Preto, diz um diretor da Abimaq que prefere não se identificar.

A Abimaq, organizadora do evento, tem de investir R$ 23 milhões para a realização do projeto da Cidade da Bioenergia, em São Carlos. O empreendimento abrigaria a feira após o encerramento do contrato anterior, em 2010, assinado com o Estado.

A entidade já teria informado à Prefeitura de São Carlos, nas últimas semanas, que terá de congelar os investimentos.
A Cidade da Bioenergia conta ainda com R$ 52 milhões do governo federal, por convênio assinado no ano passado.

Mais entidades
O secretário João Sampaio disse no final de março que, se a Abimaq não assinasse, uma feira ocorreria em Ribeirão de qualquer forma, já que outras entidades teriam o procurado. A partir deste ano o contrato passará a ter a assinatura da Abimaq a SRB (Sociedade Rural Brasileira), a Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).