Agricultura familiar chega às salas de aula

Gazeta Mercantil - Sexta-feira, 12 de dezembro de 2003

sex, 12/12/2003 - 9h23 | Do Portal do Governo

As escolas agrícolas estaduais vão oferecer em 2004 um curso técnico voltado à agricultura familiar. Esse é um projeto elaborado e implementado por uma parceria entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania responsável pelas políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo. O projeto piloto será implementado na escola do Centro Comunitário da Água Azul do assentamento Pirituba 2, localizado nos municípios de Itapeva e Itaberá, no sudoeste paulista.

De 15 a 19 de dezembro estarão abertas inscrições para 30 vagas nas aulas de agente de produção animal e 30 vagas nas aulas de agente de produção vegetal. Para concorrer a vaga, basta ter concluído a 1ª série do ensino médio.

O objetivo é dar a produtores e a estudantes a oportunidade de trabalhar na assistência técnica e de melhorar a produção de seus lotes, o que gera renda e mantém o agricultor no campo. Todo o conteúdo das aulas está voltado ao ensino de métodos e tecnologias adequadas ao sistema de agricultura familiar. Entre as atribuições de um agente de produção animal estão as de promover e auxiliar o controle zootécnico.