Agência de fomento de SP atinge R$ 100 milhões de desembolso

Folha de S. Paulo / coluna Mercado Aberto

qua, 02/06/2010 - 8h22 | Do Portal do Governo

A Nossa Caixa Desenvolvimento, agência de fomento do governo paulista, atingiu nesta semana o volume de R$ 100 milhões de desembolso para pequenas e médias empresas no Estado.

Criada em março do ano passado, a agência, ligada à Secretaria da Fazenda, e que ficou conhecida como o “BNDES paulista”, começou a operar em agosto.

A maior parte das operações teve taxa de juros de 0,96% ao mês, com recursos próprios ou repassados pelo BNDES.

Cerca de 150 empresas de 25 municípios do Estado usaram as linhas de financiamento para ampliar seus negócios ou comprar equipamentos.

O segmento que mais recebeu recursos foi o de máquinas, ferramentas, peças e acessórios, com 16,4% do total. O de peças para veículos automotores também se destacou, com 16%, segundo o diretor-presidente da agência, Milton Luiz Santos.

Fabricação de calçados e embalagens plásticas são segmentos promissores, cuja participação ainda pode aumentar, diz Santos.

Outra área, composta por empresas que fabricam para a indústria aeronáutica, em São José dos Campos, ainda pode crescer.

“Estão com 1,16% do total de desembolsos. Podem tomar volume de recursos bem maior, mas, como houve retração com a crise, mesmo com a Embraer, essas empresas sofreram.”