Aeroporto de Itanhaém inicia operações ainda esta semana

A Tribuna - Santos - Domingo, 18 de julho de 2004

seg, 19/07/2004 - 8h55 | Do Portal do Governo

Pedro Cunha, da Sucursal

Ainda em fase de construção, o Aeroporto Estadual de Itanhaém terá vôos frequentes de helicóptero a partir desta semana. A primeira linha aérea no local foi esquematizada pela empresa Líder Táxi Aéreo, a pedido da Petrobras, para transportar técnicos da estatal ao navio de perfuração Ocean Clipper (NS-21). A viagem inaugural estava programada para as 10 horas de ontem, mas foi cancelada por causa do mau tempo e pode acontecer a qualquer momento.

O navio da Petrobrás chegou ontem ao bloco BM-S-3 da Bacia de Santos, a cerca de 200 quilômetros da costa de Itanhaém, onde a empresa realizará atividades de perfuração marítima exploratória. A previsão é que o primeiro poço seja aberto no bloco dentro de dois meses.

Nesse período, funcionários da empresa serão transportados diariamente em helicópteros da Líder modelo S-76-A, fabricados pela Sikorsky, a partir da base montada no Aeroporto de Itanhaém. Se as condições climáticas melhorarem hoje e houver teto, serão feitos vôos em três horários: 7h30, 10h30 e 14h30.

Vantagens

Comemorando o início das operações em Itanhaém, o arquiteto José Antônio da Fonseca — designado pelo Daesp para coordenar a instalação do Aeroporto no Litoral Sul — lembra que há mais de três anos, quando começaram os trabalhos na área, esperava por esse momento. ‘‘Sempre acreditamos na necessidade deste equipamento e esta utilização, antes mesmo de a estrutura ser concluída’’.

Responsável pela implantação da base de operações da Líder no local, o comandante Generoso confirmou as vantagens de um aeroporto no Litoral Sul. Segundo ele, Itanhaém está localizada em uma posição estratégica, possibilitando uma maior autonomia para os helicópteros.

‘‘Se os helicópteros partissem de São Paulo, teríamos muitas restrições para saída e chegada, devido ao grande fluxo de aeronaves naquela área’’, acrescentou o comandante, sem entrar em detalhes quando às viagens. ‘‘Só saberemos as condições exatas depois do primeiro vôo’’. A linha aérea começou a ser esquematizada no final de 2003 e o esperado é que o trajeto de ida e volta leve pouco mais de duas horas.
Infra-estrutura

Por enquanto, o Aeroporto dispõe apenas da pista de asfalto, setor administrativo e alojamento para o Corpo de Bombeiros, com garagem para veículos próprios para combater incêndios em aeroportos. Diante disso, a Líder precisou montar uma base no local, dotada de posto de abastecimento, alojamento, balança para pesagem de bagagens e outras estruturas.

As obras de construção do terminal de passageiros do Aeroporto já estão adiantadas e devem ser finalizadas em setembro, conforme cronograma da empresa responsável, a Schiaveto e Construções Ltda. Os trabalhos incluem terraplenagem e pavimentação do pátio de estacionamento e das vias de acesso ao local, e serviços de drenagem no entorno.

O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 5 milhões na reforma e ampliação da pista, que passou de 800 para 1.350 metros de extensão. Uma das metas do Aeroporto é desafogar o tráfego aéreo de Congonhas e Cumbica. Por outro lado, a abertura de linhas aéreas no local deverá resultar em um impulso no turismo pela Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira.