Adolescentes da Fundação Casa participam de Congresso Jovem

Diário de Sorocaba

ter, 26/05/2009 - 8h14 | Do Portal do Governo

Com 18 adolescentes, a unidade Dom Luciano de Almeida, que a Fundação Casa mantém em Sorocaba, participará do 4º Congresso Jovem, organizado pela Prefeitura da cidade, entre os dias 4 e 6 de junho. Dois jovens da unidade abrirão encontro recitando um poema, no auditório do Parque dos Espanhóis, no final da tarde do próximo dia 4.

O Congresso, que tem como objetivo debater experiências e propostas de políticas públicas voltadas aos jovens, é promovido pela Secretaria de Juventude de Sorocaba e contará com especialistas que debaterão assuntos como saúde, sexualidade, cidadania, educação e mercado de trabalho. Além das palestras, os jovens de Sorocaba poderão participar de workshops voltados aos temas.

É a quarta participação dos jovens da Casa no Congresso. Nas três primeiras oportunidades, os adolescentes da Fundação tomaram parte nos trabalhos como ouvintes. Desta vez, porém, a Secretaria Municipal da Juventude os convidou para que tenham participação ativa nas discussões.

Além do recital que abrirá o encontro, cinco adolescentes e um ex-interno da unidade iniciarão debate sobre a inserção dos jovens na sociedade, no terceiro dia da conferência, na tenda do Parque dos Espanhóis.

Independente das participações dos internos, outros cinco jovens da unidade circularão pelas atividades e debates que ocorrerão ao longo dos três dias. A idéia, aqui, é trabalhar com a reinserção social. “Às vezes, parece que eles estão muito distantes da sociedade, mas não é bem assim”, comenta a articuladora social da unidade, Cibele Matucci, sobre a participação dos jovens no Congresso. “O importante é mostrarmos para a sociedade que aqui eles estudam, que eles estão preparados para o mercado de trabalho, para a reintegração social.”

Para a diretora da unidade, Águeda de Jesus Silva, mostrar o trabalho da Fundação Casa também é parte fundamental de eventos como esse. “Além de mostrar como é nosso trabalho, você mostra para os jovens que há escolha”, ressalta. “Eles se fortalecem interiormente.” Para ela, mesmo que alguns adolescentes não aproveitem as oportunidades oferecidas, o importante é mostrar a eles que há opções. “Basta mostrar que existe um outro lado.”

Na visão de Cibele, mostrar o “outro lado” é uma das funções da Fundação. “A sociedade tem que entender o que é a Fundação, que ela está empenhada”, afirma. “Temos que abrir esse debate, que articular com a sociedade.” Na visão de Águeda, o mais importante de abrir esse novo cenário aos jovens é fazê-los perceber que eles têm valor. “Às vezes, eles ficam em uma situação que acreditam que eles não têm valor, mas eles são incentivados a todo o momento a ter outra história de vida, a reescrever a história deles.”

Inscrições do Congresso

Foram prorrogadas até esta sexta-feira (29) as inscrições para o 4º Congresso Jovem de Sorocaba, que vai desenvolver-se nos dias 4, 5 e 6 de junho no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros. Os jovens e demais interessados em participar gratuitamente devem se inscrever pelo portal da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou na própria Secretaria de Juventude (Sejuv), situada no 4º andar do Paço Municipal.

Uma das atrações será o grupo “Voluntários da Pátria”, liderado por Tico Santa Cruz, vocalista da banda “Detonautas”. O espetáculo reunirá música, poesia e debate, estimulando o questionamento e o exercício da expressão.

Os participantes ainda poderão conferir palestras e workshops que escolherão no momento da inscrição. Outro destaque será a palestra “Iniciação Esportiva”, que será ministrada pelas “gêmeas do basquete” Vânia e Vanira Hernandes.

Durante o Congresso os jovens poderão conferir diversas bandas de Sorocaba e Campinas e a apresentação circense “A Menor Máscara do Mundo”, do grupo Dispostos a Alegrar. A peça reflete a importância do lúdico tanto na vida das crianças como também na dos adultos, através de uma máscara teatral. Outras informações na Sejuv pelo telefone 3238-2399.