Acordo abre mais escolas no domingo

Diário de S.Paulo - Segunda-feira, 03 de outubro de 2005

seg, 03/10/2005 - 11h09 | Do Portal do Governo

Marcel Frota

Parceria firmada ontem entre governo estadual e a Prefeitura de São Paulo vai permitir realização de atividades em 215 colégios nos fins de semana

Uma parceria selada entre o governo do estado e a Prefeitura de São Paulo vai possibilitar a abertura de 215 escolas municipais nos finais de semana. Ontem, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra anunciaram três parcerias: a adesão de São Paulo aos programas Ação Jovem e Escola da Família e a aquisição de dez pontes que serão instaladas na Zona Leste da cidade.

O chamado Escola da Família é um programa que possibilita abertura de escolas nos finais de semana, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho. “Agora estamos oferecendo o escola da família para abrir os colégios municipais da Capital”, disse Alckmin. A proposta é capacitar também 645 estudantes universitários para trabalhar como monitores nas escolas. Os escolhidos receberam bolsas de estudo bancadas, em parte, pelo governo estadual.

O segundo programa que Serra levou para o âmbito municipal foi o Ação Jovem, implantado pelo estado em 2004 e que atende a 50 mil jovens de baixa renda entre 15 e 24 anos. Eles recebem bolsa de R$ 60 e, em contrapartida, precisam freqüentar escolas de educação básica, de ensino de jovens e adultos ou cursos profissionalizantes. “O estado dá uma bolsa de R$ 60 por aluno e a Prefeitura dá as aulas, põe os professores, os locais etc. Já temos 10 mil alunos e vamos para 40 mil em São Paulo. É uma boa parceria”, disse Serra.

Pontes na Zona Leste

Um terceiro convênio entre o Governo e a Prefeitura foi fechado para viabilizar a aquisição de pontes pelo município. São dez pontes, sendo que sete serão instaladas em Guaianazes, na Zona Leste. “São pontes já prontas da Secretaria de Agricultura que o subprefeito de Guaianazes teve a idéia de poder usar lá mesmo. Então pedimos para a secretaria. São pontes rurais que adaptamos para Guaianazes e algumas outras áreas”, explicou o prefeito de São Paulo.

José Serra e Geraldo Alckmin negaram qualquer problema de relacionamento em razão de uma possível disputa interna do PSDB para a escolha do candidato do partido à presidência da República. “São só intrigas, continuamos trabalhando como sempre”, resumiu o prefeito.