Acesso ao Riacho Grande terá melhorias

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 11 de agosto de 2004

qua, 11/08/2004 - 9h15 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A concessionária Ecovias iniciou ontem a fase de prospecção do projeto de adequação do trevo do Riacho Grande, localizado no Km 30 da Rodovia Anchieta. Ontem, o vice-presidente executivo da EcoRodovias (holding que administra a Ecovias), Irineu Meireles, esteve na Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Região do ABCD, onde entregou o planejamento das obras.

‘‘O projeto iniciou em abril e deverá estar totalmente concluído em 2006’’, afirmou Meireles. A reestruturação do trevo faz parte das obrigações contratuais da Ecovias junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

‘‘Até dezembro, estaremos realizando as sondagens na região para programar as interferências que deverão ser feitas no solo’’, acrescentou o vice-presidente da holding. Meireles explica que esta fase do empreendimento é de extrema importância, já que a região conta com 1.800 metros de dutos da Petrobras, além de redes de fibra ótica, cabos de telefonia e adutoras da Sabesp.

‘‘Esta obra está demandando um custo total de R$ 8 milhões e irá beneficiar mais de 20 mil veículos que transitam atualmente pelo local por dia’’. Aos finais de semana, ainda de acordo com Meireles, esse número sobe para 35 mil veículos/dia.

Isso porque a área do Riacho Grande integra os acessos para os municípios do ABC, para a Baixada Santista e Capital. ‘‘Com as mudanças, haverá a criação de três novas alças de acesso e deslocamento do posto da Polícia Rodoviária para outro setor daquela mesma região’’, confirmou ainda Meireles.

O objetivo é aumentar a segurança e desafogar o ponto, que conta com vários acidentes e engarrafamentos, principalmente aos finais de semana, quando aumenta bastante o fluxo de motoristas naquele trecho.

Rodoanel

Com relação à participação da Ecovias para a construção do trecho sul do Rodoanel (6,3 quilômetros de estrada entre as rodovias Imigrantes e Anchieta), o vice-presidente da EcoRodovias disse que ainda esta semana irá se reunir com o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, para discutir a possível participação da empresa na obra.

‘‘Temos grande interesse em participar da construção deste trecho, desde que haja uma equação financeira entre as partes’’, observou Meireles. A construção do trecho sul do Rodoanel ainda não tem prazo para começar. A intenção do Estado é construir sozinho a primeira parte, que vai de Mauá até a Via Anchieta (um trecho de 9 quilômetros orçado em R$ 370 milhões). O trecho sul inteiro vai custar R$ 1,9 bilhão.
Complemento

Ainda faltam três quilômetros de pista para completar o projeto da nova Imigrantes (pista Sul Descendente). O trecho que falta, de acordo com Irineu Meireles, vai do Viaduto Mário Covas até o início de São Vicente (Parque Continental). ‘‘Esta obra complementar já está prevista pelo Estado. Só faltam a assinatura no contrato e a liberação da verba’’, assegurou o vice-presidente da EcoRodovias.

Esse é outro assunto que está na pauta de reuniões de Meireles com Rais Lopes. ‘‘Já pedimos para completar o projeto. Acreditamos que até o final do ano, esses três quilômetros estarão concluídos’’.