Acessa SP será instalado até dezembro em Tatuí

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

seg, 10/08/2009 - 9h17 | Do Portal do Governo

A população de Tatuí receberá um posto do Acessa SP, programa de inclusão digital do governo paulista. A instalação da unidade no município foi oficializada ontem com a assinatura do convênio pelo secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e pelo Prefeito de Tatuí, Luiz Gonzaga. O posto do Acessa SP vai funcionar anexo à Biblioteca, na Praça Martinho Guedes,12, Centro. Com capacidade para oferecer mensalmente 3 mil acessos gratuitos à internet banda larga, vai dispor de 10 computadores. A previsão de entrega da unidade é para dezembro deste ano. 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que atingiu a marca de 39 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, foram realizados mais de 1,7 milhão de cadastros. Ao todo, são 499 postos em funcionamento, em 440 municípios, com 3.851 computadores e 926 monitores. Desde o início do Plano de Expansão, já foram entregues 152 unidades em todo Estado. 

Pesquisa realizada anualmente com os usuários do programa mostra que o principal público frequentador é o jovem de baixa renda. Os dados mostram que 61,8% dos usuários têm renda familiar de até 2 salários mínimos e 75% têm até 24 anos de idade. 

Ainda segundo a pesquisa, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.