Acessa SP oferecerá 2,4 mil acessos gratuitos

Jornal da Cidade/Rio Claro

seg, 10/08/2009 - 9h11 | Do Portal do Governo

A cerimônia de assinatura de convênio entre Secretaria de Gestão Pública e a Prefeitura de Santa Gertrudes para a implantação do posto do Acessa São Paulo foi realizada última sexta-feira.

No evento estavam presentes o secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, o deputado estadual Aldo Demarchi, o prefeito de Santa Gertrudes, João Vitte, o presidente da Câmara Municipal, Lázaro Noé da Silva, além dos secretários, vereadores e funcionários públicos da Capital da Cerâmica. 

O posto do Acessa São Paulo será equipado com oito computadores, com capacidade de oferecer mensalmente 2,4 mil acessos gratuitos à internet, com banda larga. A previsão de entrega é em dezembro deste ano, e o posto será localizado na Rua Nestor Timoni, nº 500, no Jd. Indaiá.

A região de Rio Claro conta com quatro unidades do Acessa SP, sendo que já são atendidas as cidades de Analândia, Corumbataí, Ipeúna e Rio Claro. Com Santa Gertrudes e Itirapina, que também receberá um posto do Acessa SP, serão seis.

“O Acessa SP tem um grande alcance social, na medida em que atendemos cidadãos de todas as idades que não têm computador em casa. Por essa razão, iniciamos em 2007 o Plano de Expansão com o compromisso de levar o programa a todos os municípios do Estado que manifestarem interesse”, disse Beraldo.

João Vitte agradeceu a dedicação do deputado Demarchi, “por conseguir trazer para a cidade projetos de grande importância como este”. O democrata também agradeceu ao secretário Beraldo, “por sempre ter atendido aos pedidos feitos pela região através do deputado Aldo Demarchi, inclusive por estar disponibilizando o Poupatempo Móvel a Rio Claro”. Além disso, Vitte afirmou que a unidade será de grande importância para crianças, jovens e adultos, que poderão procurar por emprego, estudar e conhecer novas pessoas.

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que atingiu a marca de 39 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, foram realizados mais de 1,7 milhão de cadastros. Ao todo, são 499 postos em funcionamento, em 440 municípios, com 3.851 computadores e 926 monitores. Desde o início do Plano de Expansão, já foram entregues 152 unidades em todo Estado.

O principal público frequentador dos postos do Acessa SP é o jovem de baixa renda. Entre os frequentadores, 75% têm até 24 anos.