Acessa Escola chega à Limeira em 21 escolas

Gazeta de Limeira

sex, 15/05/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

Foi anunciado ontem, pelo governador José Serra, a implantação do programa Acessa Escola no interior de São Paulo. Trata-se de um projeto de inclusão digital nas escolas que já vem sendo realizado em várias cidades do Estado. Em Limeira, 21 escolas serão contempladas, assim como Cordeirópolis e Iracemápolis, que terão dois locais que receberão o programa e um local em Engenheiro Coelho.

O investimento, que foi de aproximadamente R$ 50 milhões, irá quadriplicar o número de salas do programa, atingindo mais 1.934 escolas do ensino médio em 293 cidades da grande São Paulo, interior e litoral do Estado.

Serão contratados mais oito mil novos alunos estagiários para atuarem como monitores e beneficiarem mais de 3 milhões de pessoas, entre alunos, professores e comunidades.

O Acessa Escola mantém salas de informática abertas durante todo o período das aulas e são equipadas com computadores conectados à internet banda larga e com garantia de manutenção permanente, além de ter a ajuda de monitores estagiários que recebem bolsa auxílio para exercer a função.

Os computadores serão de uso livre e gratuito e cada aluno poderá usá-lo 30 minutos, que pode ser renovado, dependendo da lista de espera. Alunos, professores e funcionários poderão ter acesso aos equipamentos.

A expansão do programa está dividida em etapas e a implantação obedece um cronograma gradativo, levando em consideração critérios, como regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.