Acerto do governo paulista na luta contra o tabagismo

A Tribuna Piracicabana/Piracicaba

sex, 11/09/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Foi uma conquista em defesa da saúde pública a Lei Antifumo que o Governo do Estado de São Paulo estabeleceu há pouco mais de um mês. O total de multas aplicadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon chegou a 198, segundo dados do próprio Governo, e o número de estabelecimentos fiscalizados, no período de 7 de agosto até 6 de setembro, foi de 37.117. E a notícia mais interessante e que merece comemoração: os locais que proibiram totalmente o tabaco em ambientes fechados de uso coletivo representam 99,5% do total. Significa que quase cem por cento aderiram à lei. 

“A lei pegou. O apoio da população é maciço. A qualidade do ar de bares, restaurantes e outros estabelecimentos, melhorou”, disse o governador José Serra, durante balanço da Lei Antifumo, que está em vigor desde o último dia 7 de agosto. A nova legislação proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes e casas noturnas e, com isso, coloca São Paulo na tendência internacional de combate aos males causados pelo tabagismo, principalmente em relação ao fumo passivo.

E, agora, em mais uma etapa, que merece aplausos: a Secretaria de Estado da Saúde terá programa para ampliar tratamento das pessoas que pretendem parar de fumar. Haverá capacitação de três mil equipes do Saúde da Família, em todo o Estado de São Paulo. A capacitação será realizada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), unidade da pasta da Saúde com ampla experiência no tratamento de fumantes e no treinamento de profissionais da saúde. A previsão é de tratar 720 mil pessoas por ano. Ótimo.

Leite

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado finalizou processos de compra de leite e garantiu, a mais de 700 mil crianças e idosos, atendidos pelo programa, nos 645 municípios de São Paulo, o recebimento do produto. A entrega estava suspensa desde a semana passada. No Interior, o pregão eletrônico de compra de leite já foi concluído. Na Capital e Grande São Paulo, contrato emergencial garantirá a aquisição de 3,3 milhões de litros por 15 dias, renováveis por até 180 dias.

Emprego

O Observatório do Emprego e do Trabalho, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) sobre o mercado, indica saldo positivo de 52.811 novos postos formais no Estado de São Paulo em julho deste ano. O número é superior aos registrados nos dois meses anteriores (44 mil em maio e 27 mil em junho). “O perfil da variação do emprego em julho indica que cresceu a participação de trabalhadores com nível superior”, conclui o secretário da pasta, Guilherme Afif Domingos.

Gripe

O prefeito Barjas Negri reúne-se novamente com representantes de escolas particulares (infantil e fundamental) nesta sexta, 11, às 9h, no Centro Cívico. Ele estará acompanhado dos secretários de Saúde, Fernando Cárdenas, e de Educação, Gabriel Ferrato. O objetivo do novo encontro é avaliar a mobilização das escolas, inclusive as municipais, contra a Gripe A – H1N1 (suina). Anteriormente, a reunião foi para discutir a suspensão das aulas por 15 dias, seguindo as orientações do Estado.