Ação de saúde pública elimina poluição da água e do solo, além de reduzir riscos de contaminação

O Serrano/Serra Negra

qui, 21/05/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) implanta um projeto de coleta, afastamento e tratamento de esgotos em comunidades rurais de 150 a 1.000 habitantes no interior do Estado. As obras deixaram a região de 26 municípios e nove comunidades rurais com 100% de água tratada, 99,5% de coleta e afastamento dos esgotos e 100% dos esgotos tratados. No Brasil, a coleta de esgoto é de 52%.

As comunidades diretamente beneficiadas são de Bandeirantes DOeste (1.000 habitantes), Prudêncio e Moraes (500 habitantes), Fátima (250 habitantes) e Povoado Sol (150 habitantes). Essas localidades receberam as obras de coleta, que ligam os imóveis à rede de transporte de esgotos para fora da comunidade e os envia para tratamento.

Antes, o esgoto corria a céu aberto e ia em direção às áreas agrícolas e aos córregos que servem os produtores rurais, comprometendo a produção.

Essa ação de saúde pública melhorou a qualidade de vida da população. Com a canalização do esgoto eliminou-se a proliferação de insetos (pernilongos, moscas, mosquitos, baratas e ratos), contribuindo para melhorar as condições de saúde dos moradores. Também foram eliminadas a poluição da água e do solo e reduzidos os riscos de contaminação de pessoas e animais.

O projeto foi um dos finalistas da quinta edição do Prêmio Mário Covas, na categoria Inovação em Gestão Pública. O prêmio busca identificar e valorizar as boas práticas de gestão pública, bem como aumentar a eficiência do Estado e melhorar o atendimento à população.