Abstenção na Unicamp foi de 7,92% no 2º dia de exames

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ter, 15/01/2008 - 12h58 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O índice de abstenção no segundo dia de provas do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi de 7,92%, ou seja, faltaram 1.142 dos 14.428 candidatos que deveriam participar desta etapa. As provas de química e de história foram consideradas difíceis por professores de cursinhos, que apontaram também algumas incorreções.

O exame de química teve um tema: um casal que comemora suas bodas de prata. A partir disso, foram formuladas as questões. Uma delas pedia as diferenças entre gelo comum e gelo seco em um copo de uísque. “O contexto do exame foi o dia dessa festa, para o aluno ver o quanto a química está presente no dia-a-dia”, disse o coordenador da prova, Leandro Tessler. O professor do Objetivo Antonio Mario Salles achou o exame criativo, mas viu problemas na questão 4, que dava a composição do ar em massa e não em volume, como seria correto. Apesar disso, diz que ela poderia ser solucionada sem problemas. A Unicamp considera que não houve erro.

Já a prova de história foi mais convencional e teve temas esperados, como a vinda da família real ao Brasil. Segundo o professor de história do Objetivo Daily de Matos Oliveira, a questão 24 poderia confundir o vestibulando por não deixar claro a que década se referia, já que mencionava as décadas de 30 e de 60. Tessler disse que a banca vai analisar as respostas e, se estiverem corretas, serão consideradas para as duas décadas. A prova abordou outros assuntos, como Revolução Russa e Grécia Antiga. “Não foi tão complicado interpretar as questões, mas o conteúdo foi bastante abrangente”, disse a aluna Nádia Ribeiro.

A Unicamp divulgou nota com a errata sobre o poema das questões 4 e 5 da prova de português, realizada anteontem. “Só temos de lamentar e dizer que faremos de tudo para isso não se repetir”, disse Tessler.

As provas da segunda fase da vão até amanhã. Hoje é o dia dos exames de física e geografia. As últimas questões serão de matemática e inglês.