“Abraço Verde” marca início da arborização de entornos da Estação de Tratamento de Esgoto

Diário de Sorocaba

qua, 06/05/2009 - 11h31 | Do Portal do Governo

O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, deu início, em Capão Bonito, a uma ação que pretende beneficiar a população ao demonstrar a seriedade e o respeito da empresa com seus clientes e sua contribuição para melhoria do Meio Ambiente. Foi realizado ali o plantio de mudas de árvores nas calçadas do entorno da Estação de Tratamento de Esgotos do Município (ETE), localizada na Vila Aparecida. A atividade ocorre em continuidade ao programa da empresa, conhecido como “Abraço Verde”, que pretende arborizar todas as instalações e terrenos pertencentes à estatal, desde que não haja impedimentos operacionais ou técnicos.

O programa pretende ainda contribuir para o embelezamento do arruamento ao redor das áreas da Sabesp e proporcionar mais áreas verdes para retenção de carbono, além de demonstrar às comunidades locais o firme e permanente compromisso da empresa com o Meio Ambiente, assegurando, desta forma, a permeabilidade para água nas futuras obras de pavimentação de calçadas.

Para que isso fosse possível, a empresa utilizou alguns critérios para uso preferencial de espécies nativas da região; adoção de cercados três faces confeccionados com material reciclado (madeira plástica) ou de fonte renovável (pinus/eucalipto) e contou com o engajamento da Prefeitura como parceira dessa importante iniciativa. Um dos trabalhos mais importante do Programa “Abraço Verde” é de fazer com que a comunidade participe e se torne co-responsável pelo plantio e, principalmente, pela preservação e conservação das árvores e do próprio Meio Ambiente.

Durante o evento, em Capão Bonito, alunos da Escola Municipal “Elias Jorge Daniel”, próxima à estação da Sabesp, foram responsáveis pelo plantio das mudas e também pela pintura do muro que cerca toda a área. Participaram do evento, além do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, a superintendente da Unidade de Negócio Alto Paranapanema, Maria da Glória Rosetti Marques, os gerentes Divisional de Itapetininga, Ullysses Andrade Cruz, e Seccional, Calixto Simões, e autoridades do Executivo e Legislativo de capãobonitense.