A vacina da gripe

Agora SP - Terça-feira, dia 25 de abril de 2006

ter, 25/04/2006 - 10h25 | Do Portal do Governo

Começou ontem a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Até 5 de maio, todas as pessoas com 60 anos ou mais devem se dirigir a um dos 6.300 postos no Estado que a aplicam gratuitamente. Em 2005, 2,8 milhões de pessoas foram imunizadas no Estado, o que corresponde a 78 em cada 100 paulistas que são pelo menos sexagenários. A torcida é para que neste ano a cifra supere os 80%.

A vacinação é especialmente importante nessa faixa etária. A gripe, que em geral causa apenas incômodos em adultos mais jovens, para o idoso pode gerar seqüelas graves. Infecções pulmonares (as pneumonias) são algumas dessas complicações e podem matar.

Por isso, a campanha, que já entra no seu oitavo ano consecutivo, é uma grande iniciativa do poder público na área da saúde e merece aplausos. Garantida a efetividade no atendimento da população idosa, já passa da hora de os governos estenderem a vacina gratuita para outros grupos etários.

Crianças, por exemplo, também têm mais problemas com os efeitos da gripe. Quanto mais brasileiros estiverem imunizados contra a doença melhor.