A Terra no futuro

SP TV - 1 Edição - Quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

qui, 25/12/2008 - 14h43 | Do Portal do Governo

SP TV – 1 Edição

Você consegue imaginar como será o mundo em 2050, quando a população da Terra deverá chegar a nove bilhões de pessoas? É difícil mesmo. Mas uma exposição no Museu de Zoologia da USP dá boas indicações sobre o que espera às próximas gerações. É a primeira vez que o museu abre as portas para o público. É uma vista para crianças e adultos.

O tic-tac que não pára mostra uma conta que só aumenta. A população do mundo, que hoje é de quase sete bilhões de habitantes, vai chegar aos nove bilhões em 2050. Dá para imaginara como vai ser difícil viver nesse mundo?

Com um acervo riquíssimo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que pela primeira vez é exposto ao publico, vídeos e painéis impactantes do fotógrafo André Pessoa, o visitante descobre espécies que ele nem conhecia e que já não existem mais.

A espécie do pequeno sapo sumiu da Terra em 1979. A ararinha azul também foi extinta. O caranguejo corre o mesmo perigo.

Vulnerável, em perigo e criticamente em perigo de extinção. As espécies no museu estão com essas indicações. Mas na exposição desperta o seguinte pensamento: qual o problema se uma borboleta ou uma formiguinha sumirem do mapa?

Os cientistas acreditam que existem no planeta cerca de 40 milhões de espécies. O homem conhece apenas 1,5 milhão delas. É muito pouco. Por isso, se quiser salvar a própria pele, o ser humano vai ter sim que se preocupar cada vez mais com a borboletinha e com a formiguinha também.

A exposição Crise da Biodiversidade – A Natureza Ameaçada vai até o dia 17 de maio de 2009. Está aberta ao público das 10hs às 16h45, de terça a domingo. O ingresso custa R$ 4,00. Menores de seis anos e maiores de 60 não pagam. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. O Museu de Zoologia da USP fica na Avenida Nazaré, 481, no Ipiranga.