A primeira visita à Pinacoteca

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 29 de abril de 2006

sex, 28/04/2006 - 11h41 | Do Portal do Governo

Jovens da zona sul entram pela primeira vez em um museu e conhecem os mestres italianos

Foi um encontro inédito. Alunos de escolas públicas visitaram na quarta-feira passada pela primeira vez a Pinacoteca do Estado, onde está em exposição a mostra Luz e Sombra – Entre o Renascimento e o Barroco, também inédita no Brasil. Os olhos dos estudantes brilhavam. “Queria muito ter trazido os meus pais. Foi uma pena”, suspirava Jéssica de Jesus, de 14 anos, que estuda na região de M’Boi Mirim, na zona sul de São Paulo.

Como Jéssica, outros 70 adolescentes tiveram a chance de conhecer a pintura de grandes nomes da arte na Itália, como Tiziano, Lorenzo Lotto, Tintoretto, Veronese, Guido Reni, Luca Giordano e Guercino. No início do passeio, poucos estendiam o que estavam vendo, mas a monitora logo esclareceu as dúvidas e explicou o significado das telas.

“Eu me envolvo em tudo que é cultural. De qualquer oportunidade eu participo”, comentou Túlio Harisson, de 15 anos. O que mais chamou a atenção do rapaz, que também nunca havia ido a uma exposição, foi o quadro David e Golias. “Achei diferente e curioso.” Para Nathália Geroliza do Nascimento, de 14 anos, entre as 65 obras vistas nada é mais bonito do que um quadro de Jesus. “Vi Jesus, vi o terço. Fiquei emocionada, sou muito católica.”

TOQUINHO

O evento, que durou cerca de três horas, foi organizado pela Tim, que já trabalha com os mesmos jovens no projeto de música nas escolas. No ano passado, os estudantes que ontem visitaram a Pinacoteca tocaram com Toquinho.