A oportuna e recomendável objetividade

Correio Popular - Campinas - 18/9/2003

qui, 18/09/2003 - 9h25 | Do Portal do Governo

Editorial

A presença em Campinas do governador Geraldo Alckmin, por dois dias, a partir de hoje, constitui uma oportunidade excepcional para que os representantes da Administração municipal e das forças vivas da cidade encaminhem a resolução de questões pendentes e apresentem novas reivindicações de modo objetivo e pragmático, sem insistir em diferenças partidárias ou nas divergências de conduta político-administrativa – peças que, numa circunstância como a anunciada, assumem francamente o caráter de questiúnculas contraproducentes.

Para tal pragmatismo aponta a própria disposição do governador em instalar temporariamente num hotel do Município a estrutura do poder decisório que detém – disposição que pode ser interpretada como um gesto de boa vontade convidando para igual atitude aqueles que pretendem fazer-se ouvir pelo mandatário paulista. Como contrapartida, a iniciativa pede a praxe de um diálogo que conduza a entendimentos produtivos, cujo critério maior seja o interesse público.

A excepcionalidade do momento recomenda, ela mesma, que se procure não desperdiçar a oportunidade, sugerindo aos interlocutores que concentrem sua atenção nas necessidades de Campinas e da RMC, manifestando com clareza as reivindicações correspondentes. Isso não exclui, evidentemente, o debate de idéias, o confronto de pontos de vista, mas espera-se que tanto os princípios quanto os resultados tenham sempre em vista, em primeiro plano, o bem-estar coletivo.

De conformidade com esse espírito de objetividade, que atende aos interesses das duas partes, é oportuno lembrar o problema da recidiva do mal generalizado que a intensificação da criminalidade urbana representa. Cabe reconhecer, historiando o processo, que nos últimos dois anos o governo estadual empenhou-se em responder aos clamores da sociedade por mais segurança pública. No entanto, por insuficiência do aparato preventivo, os índices de violência voltam a descrever uma preocupante trajetória ascendente, que traduz o aumento real do medo e do sofrimento da população. É o caso, indubitavelmente, de reivindicar do governador medidas que ampliem e aprofundem o esforço de prevenção, tornando-o rotineira e sistematicamente eficiente.

Além de ensejar a abordagem desse tipo de problema, que demanda investimentos constantes de atenção e recursos da parte do poder estadual, o encontro do chefe do Executivo paulista com as lideranças locais e regionais é a chance privilegiada para agilizar o encaminhamento de questões pendentes, como a referente à proposta de administração conjunta do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A formalização do convênio entre a Prefeitura e o Estado, a partir do protocolo de intenções já assinado, é um exemplo, entre vários, do que se pode obter do contato próximo da cidade com o governador Alckmin.