A integração rodoviária do Interior

Gazeta de Ribeirão

qui, 18/06/2009 - 9h59 | Do Portal do Governo

Pouco a pouco, passo a passo, a cara da malha rodoviária paulistana começa a mudar. No mundo moderno, as pessoas têm a tendência de esperar resultados imediatistas. No entanto, grandes projetos requerem planejamento e perseverança. Com essas premissas, os projetos do Governo do Estado no interior de São Paulo avançam, do mesmo jeito que vive a população do interior: caminhando, com calma, mas sem parar.

A constância dos investimentos desde 2007 mostra resultados dia-a-dia. E os balanços positivos já começam. As duas primeiras etapas do Pró-Vicinais estão praticamente finalizadas, um pacote de R$ 1 bilhão para melhorias em 4,5 mil quilômetros de estradas municipais. Obviamente, finalizar uma etapa é vencer uma batalha, dar mais um passo. Assim, em abril, começou efetivamente mais uma etapa do Pró-Vicinais, a terceira fase. O Governo do Estado publicou os editais de licitação das reformas para as vicinais em todo o Estado de São Paulo. Nesta terceira etapa, será investido R$ 1,1 bilhão em 3,2 mil quilômetros de vicinais. Quando estiver finalizado, ainda em 2010, os Programas Pró-Vicinais e de Pavimentação terão investido aproximadamente R$ 5 bilhões em cerca de 15 mil quilômetros de estradas.

As obras na região de Ribeirão Preto, por exemplo, que fazem parte do edital 7 da fase III do Programa Pró-Vicinais, contam com investimentos de cerca de R$ 93,5 milhões em 258 quilômetros em 20 municípios da região. Os trechos beneficiam os municípios de Altinópolis, Patrocínio Paulista, Morro Agudo, Orlândia, São Joaquim da Barra, Sertãozinho, Santa Rita do Passa Quatro, Guará, Ribeirão Corrente, Ipuá, Franca, Batatais, Nuporanga, Cristais Paulista, Pedregulho, Jeriquara, Igarapava, Aramina, Ituverava e Jeriquara.

Mas isso não é o começo, ao contrário. Na região, já foram investidos, desde 2007 até hoje, cerca de R$ 130 milhões para recuperação de cerca de 500 km considerando os Programas Pró-Vicinais (fases I e II) e melhorias e recuperação de acessos aos municípios.

Assim, com a máquina azeitada e com as experiências anteriores, novas etapas podem ser concluídas em pouco tempo e mais uma vez o homem do interior irá ver os homens e equipamentos chegando às estradas. A nova fase do Pró-Vicinais começa bem antes do ano acabar. Afinal, temos ainda outros passos para dar.

Mauro Arce é secretário de Estado dos Transportes