A história de um mineirinho

Jornal da Tarde

qua, 17/06/2009 - 8h26 | Do Portal do Governo

Com 53 anos de carreira, Mauro Mendonça ganha biografia da Coleção Aplauso

Aos 78 anos de idade e 53 de carreira, Mauro Mendonça resolveu reunir suas experiências no teatro, na TV e histórias ao lado da mulher, Rosamaria Murtinho, na biografia assinada pelo jornalista Renato Sérgio Nogueira: Em busca da Perfeição, lançada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial.

As 290 páginas foram feitas da seguinte forma: Mauro falava, Renato redigia, os dois olhavam o material e escolhiam o que entrava no livro. “Meus pensamentos não foram lineares. Eu vou da infância, aos momentos mais marcantes da carreira, as dificuldades no teatro à minha adolescência em Uberlândia (MG)”, conta.

Da adolescência, fotos da época de colégio, em 1949, marcaram presença na obra, principalmente as do time de basquete. “Amava esportes, as meninas também gostavam”, brinca. Ele conta que, aos 11 anos, já se vestia como ‘hominho’, como ele mesmo diz, e ia para a missa só para conquistar as mocinhas da cidade. “Eu não tinha o menor talento com a dança, passava vexame nos bailinhos, por isso, eu tinha de conhecer as moças na missa ou eu sobrava.”

Só aos 25 anos ele se mudou para o Rio, e enfim, entrou na primeira peça profissional: Sedutor (1956), com direção de Eugenio Kusnet. Então passou a emendar trabalhos. “Mas eu e a Rosamaria lutamos muito para chegar ao teatro. Escutamos muito não.”

Os registros de trabalhos na TV se iniciam com Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), com direito a fotos de Sônia Braga e José Wilker, passam por A Gata Comeu (1985), Corações em Conflito (1963) até a recente A Favorita (2008). “Dessa coleção de meio século de carreira, o Gonçalo me marcou demais. E não é porque o trabalho é recente: as pessoas nas ruas falam demais dele”, conta. “Eu vou lembrar sempre da cena do jantar com a Flora (Patrícia Pillar), em que Gonçalo desmascarou a megera.”