A história da região nos trilhos do metrô

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 16 de junho de 2006

sex, 16/06/2006 - 10h51 | Do Portal do Governo

Mostra “Vida ao Leste” fica até dia 30 de junho na Estação Tatuapé

Até o dia 30 de junho, a Estação Tatuapé do Metrô recebe uma mostra compilada da exposição Vida ao Leste, que durante o mês de abril ocupou com sucesso os corredores do Centro Comercial Leste Aricanduva, em uma grande homenagem à maior região da capital paulista. A mostra no metrô inclui um espaço cenográfico que reproduz uma estação de trem, simbolizando a força que a ferrovia teve na expansão local. Modernos painéis (frente e verso) e fotos antigas e atuais revelam o desenvolvimento das imediações e contam rotinas de quem fez a história.

Detalhes sobre a construção da Estrada Jacu-Pêssego, que liga a região do ABCD a Guarulhos, e da Radial Leste, principal ligação com o centro, estão retratados nos painéis, bem como a história do metrô e do moderno trem espanhol, que liga o Brás a Guaianases. Também se mostra a implementação de dois dos principais centros educacionais da região: a Fatec e a USP-Leste. A importância do Sesc Itaquera como centro de lazer e a nascente do Aricanduva complementam a seleção.

A importância da indústria para a região e das pessoas que ajudaram no desenvolvimento econômico é destacada em painéis caracterizados por chaminés. É possível conferir o Cotonifício Crespi, prédio em estilo inglês e com tijolinhos à vista que foi até a década de 50 a maior indústria têxtil do país, além de galpões de antigas fábricas nos bairros do Brás e da Mooca, que contam o passado operário da região. Outras atrações são a Vila Maria Zélia, primeira vila operária do Brasil, no Belém, e o Memorial do Imigrante, prédio em estilo neoclássico, situado ao lado da Estação Bresser do Metrô, que abrigou até 1978 a Hospedaria do Imigrante.

Cinco personalidades que nasceram, viveram ou contribuíram para o desenvolvimento cultural e social da zona leste são homenageadas com fotos em tamanho natural. Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil, realizou a primeira partida em um campo da região; Vicente Matheus, empresário do Tatuapé, foi presidente do Corinthians; o escritor Monteiro Lobato morou no Belenzinho; o compositor Adoniran Barbosa compôs várias canções sobre o cotidiano da região, onde tinha amigos e parentes que visitava com freqüência; e Oscar Americano, que doou para a zona leste o terreno do atual Parque do Carmo.