A Febem que virou centro de lazer

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 7 de junho de 2004

seg, 07/06/2004 - 10h23 | Do Portal do Governo

O antigo Complexo Imigrantes, que foi um dos mais violentos, abriga desde ontem o Centro de Esporte, Cultura e Lazer de um parque estadual

ROSELI ANDRION

Já há algum tempo, os moradores da região do Jabaquara deixaram de sofrer com as constantes rebeliões da antiga unidade Imigrantes da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem). O complexo foi desativado em 1999 pelo então governador Mário Covas e, desde ontem, funciona como Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi).

Localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, o Centro deve atender à população da Zona Sul da Capital (principalmente dos bairros Jabaquara, Cursino, Sacomã e Ipiranga e o município de Diadema), oferecendo atividades esportivas, culturais e profissionais. ‘É importante que as pessoas tenham acesso a lazer e instrução’, ressalta Maria Helena Guimarães de Castro, secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

Dos 167 mil metros quadrados de área, 25% são dedicados à prática de esportes. Entre as instalações disponíveis há um ginásio coberto, quadras poliesportivas e de futebol society, piscina semi-olímpica e pista de skate. O projeto prevê, ainda, a construção de duas quadras de tênis e uma trilha para caminhada e cooper.

Crianças e adolescentes interessados na prática de esportes podem procurar o Centro para se inscrever nas atividades coordenadas pela Associação Evangélica Beneficente. ‘Inicialmente, serão mil vagas. Não nos conformamos com as diferenças sociais e queremos ajudar a diminui-las usando o esporte’, explica Paulo Soares Cintra, secretário-executivo da AEB.