A Estação da Luz renovada e integrada, na terça-feira

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Domingo, 28 de novembro de 2004

dom, 28/11/2004 - 14h14 | Do Portal do Governo

Passageiros da CPTM e do metrô poderão fazer baldeação sem pagar nova tarifa

A partir de terça-feira, os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô poderão fazer a integração gratuita na Estação da Luz. Sem precisar pagar outra tarifa, o passageiro que estiver vindo de trem pelas linhas E, D e A poderá pegar a Linha Azul do metrô ou vice-versa. Neste dia, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos vai inaugurar os três acessos para os saguões subterrâneos da Luz – por Rua Barão de Mauá, Avenida Cásper Líbero e Pinacoteca.

A integração gratuita já ocorria aos domingos e feriados, em sistema de avaliação, desde setembro. Mas agora será diária. Haverá ainda economia de tempo para as viagens. Quem mora em Guaianases (zona leste) e trabalha em Santana (zona norte), por exemplo, é obrigado a pegar um trem da linha E até o Brás (que já tem integração gratuita com o Metrô desde maio de 2000) e lá tomar a Linha Vermelha do metrô até a Sé para, só então, embarcar na Linha Azul do metrô, sentido Tucuruvi. A partir do dia 30, a mesma pessoa poderá descer na Luz (uma estação anterior ao Brás) e pegar diretamente a Linha Azul.

Isso deverá ‘desafogar’ as Estações Sé e Brás. Hoje, a Luz recebe 90 mil passageiros por dia, mas tem capacidade para 300 mil. Nela circulam por dia uma média de 600 trens da CPTM. A interligação na Luz é mais uma etapa do Projeto Integração Centro, iniciado em julho de 2001, que prevê intervenções num trecho de sete quilômetros e três estações: Brás, Barra Funda e Luz. Ao todo, serão investidos US$ 95,1 milhões.

Entre as melhorias estão a modernização e restauração da Estação da Luz, adoção de nova sinalização e telecomunicação, reconfiguração do plano de via e intervenções nas vias aérea e permanente – foram substituídos 18,7 quilômetros de trilhos e 13 mil unidades de dormentes. Remodelada, a estação terá 19 escadas rolantes, 14 escadas fixas e elevador para portadores de deficiência na frente da Pinacoteca.