A escola no lugar do presídio

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 9 de Setembro de 2005

sex, 09/09/2005 - 11h33 | Do Portal do Governo

Governador anuncia início das obras de centro profissionalizante, no lugar de pavilhão do Carandiru

Mais uma Escola Técnica Estadual (ETE) começa a nascer em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin anunciou no sábado o início das obras da terceira fase do Parque da Juventude, no Carandiru. O Pavilhão 4 será reformado para a instalação de uma escola técnica do Centro Paula Souza e de um centro de inclusão digital com acesso gratuito à internet, do Programa Acessa São Paulo. As obras devem ser concluídas até junho do ano que vem.

Será reformado, também, o Pavilhão 7, onde estarão o Instituto de Promoção da Saúde e o Centro de Cultura.

Nesse prédio haverá um centro de integração, conscientização e divulgação de terapias com base na medicina holística, voltado à formação de profissionais, além de atividades de dança, música, artes cênicas e restauro. Os outros edifícios foram demolidos.

ENTORNO

Trata-se da última fase da transformação da antiga Casa de Detenção, que já foi o maior presídio da América Latina, em área de lazer. Está prevista ainda a reurbanização do entorno do Parque da Juventude. O investimento será de R$ 40,8 milhões.

Em julho, os Pavilhões 2 e 5 foram implodidos. Na área, será erguido o Pavilhão de Exposições. A obra já foi autorizada pelo governador e o edital deve ser publicado ainda neste mês.

Também existe a previsão de um teatro próximo aos pavilhões, em parceira com a iniciativa privada. A primeira fase do parque foi entregue em setembro de 2003, com quadras, pistas de skate e pista de caminhada. Já a segunda fase, batizada de Parque Central, foi inaugurada em setembro do ano passado, com um bosque de mata atlântica recuperada, árvores frutíferas e caminhos para passeio.

Ao todo, o Parque da Juventude terá uma área de 300 mil metros quadrados.