A educação continuada no setor público

Jornal da Tarde - Opinião - Domingo, 13 de março de 2005

seg, 14/03/2005 - 9h46 | Do Portal do Governo

OPINIÃO

Arnaldo Madeira

Com o início do ano letivo não foram apenas as crianças, os adolescentes e os jovens que voltaram para a escola. Também foram iniciadas as aulas dos diversos cursos oferecidos aos servidores públicos do Estado de São Paulo, que têm seus lugares garantidos no caminho para o aprendizado e o aperfeiçoamento.

No mundo contemporâneo, as mudanças no campo do conhecimento e das tecnologias são rápidas e profundas, tornando imperativo o contínuo aprimoramento, seja para o profissional do setor público ou privado.

Está longe o tempo em que a maior preocupação de um trabalhador era simplesmente conseguir um emprego. Hoje, além de entrar para o mercado de trabalho, o profissional deve saber como permanecer lá. E nesse ponto não restam dúvidas: a renovação dos conhecimentos é fundamental.

Até bem pouco tempo, essa era uma condição primordial para os trabalhadores do setor privado, mas agora o funcionalismo público também passa a fazer parte dessa nova realidade.

Muitos fatores levaram a esse cenário, sendo o principal deles o impacto causado pelo advento da tecnologia da informação, que transformou a relação do governo com a sociedade e também os mecanismos de funcionamento do próprio governo. As principais mudanças são na função e na forma como o governo desempenha seus papéis.

Reconhecido internacionalmente como um dos mais competentes no campo do Governo Eletrônico, o governo de São Paulo tem a consciência de que só será possível progredir nessa área se os servidores públicos souberem como operá-la.

Cada vez mais os cidadãos de São Paulo se relacionam com o governo por meio da internet e, para oferecer uma gestão competente, é preciso capacitar os recursos humanos disponíveis.

Por conta do Governo Eletrônico, muitas atividades perderam sentido, criando contigentes de funcionários, que fazem parte da máquina, em funções que estão deixando de ser desempenhadas. Os servidores excedentes passam a ser importantes em outras áreas, como por exemplo nos postos do Poupatempo, bastando apenas um treinamento eficaz para trazer o funcionário ao primeiro mundo da prestação de serviço público.

Para atingir esse objetivo, o governo do Estado tem feito um enorme investimento no aperfeiçoamento de seus profissionais. Somente em 2004, cerca de 22.500 funcionários receberam cursos de capacitação. Para 2005, a meta é ambiciosa: mais que dobrar o número de funcionários que receberão treinamento.

Os cursos se realizam nas mais diversas áreas. O mais abrangente destina-se a fornecer os conceitos básicos da informática aos servidores de todo o Estado. A primeira turma, com mais de 3.800 alunos, já está tendo aulas.

Para atender melhor o público em escolas, hospitais e delegacias, foi desenvolvido um curso de melhoria na qualidade do atendimento. Somente nessa modalidade, cerca de 17 mil funcionários foram treinados em 2004.

Também existe a preocupação em renovar o quadro e atrair jovens para o setor público. No ano passado foram concedidas vagas de estágio em administração pública para estudantes da Fundação Getúlio Vargas. Para 2005, as vagas também serão destinadas aos alunos do novo curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste.

Ciente de seu novo papel, o Estado está capacitando gerentes e funcionários que trabalham na criação de políticas de governo, sendo que, até agora, 20% do total desses profissionais já recebeu treinamento. O Programa de Desenvolvimento Gerencial atenderá um número maior de servidores em 2005, sendo realizado nas cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos.

O Estado continua passando por um processo intenso de transformação e ainda há muito a ser feito. O empenho dos servidores e o esforço dos dirigentes são fundamentais para construir uma nova gestão pública e implantar no Estado, como um todo, o padrão Poupatempo de atendimento, que reúne qualidade e respeito pelo cidadão.

Arnaldo Madeira é deputado federal pelo PSDB,
atualmente está licenciado, e secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo