A cada hora, SUS atende duas pessoas com câncer grave

Diário de Taubaté

ter, 07/04/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que câncer de pulmão e brônquios, com alto índice de letalidade, leva 4.537 pessoas ao SUS por ano.

Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde que será divulgado nos próximos dias no Boletim Epidemiológico Paulista aponta que a cada 30 minuto uma pessoa procura as unidades públicas do SUS com câncer nos pulmões e brônquios, doenças diretamente ligadas ao tabagismo.

Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso contínuo do cigarro, e em 2008, 4.537 pessoas procuraram tratamento para este tipo de câncer.

“O câncer de pulmão e brônquios é um dos mais letais conhecidos. A sobrevida de pessoas que chegam para se tratarem com câncer em estádios III e IV é de 50% em dois anos”, afirma o oncologista da Fundação Oncocentro de São Paulo, José Antônio Marques.

Outro dado que chama atenção é o número de homens que buscam atendimento para o tratamento da neoplasia pulmonar. Em 2008, foram 2.825_62,27% atendimentos masculinos. O que representa um atendimento masculino a cada quatro horas.

Na contramão do número de atendimentos para o tratamento do câncer vem o número de atendimentos para deixar o uso do tabaco. Em 2008, os homens representaram apenas 37,92% dos atendimentos no Sistema Único de Saúde.

“Os homens só procuram se tratar quando já possuem alguma patologia clínica. Já as mulheres, aparentemente, estão mais preocupadas com a saúde e por isso buscam tratamento tão logo os primeiros sintomas de que algo não anda bem começa a dar sinais”, afirma a psiquiatra e coordenadora do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, Luizemir Lago.