A balada é: música clássica

O Estado de São Paulo - Sábado, dia 17 de junho de 2006

sáb, 17/06/2006 - 11h18 | Do Portal do Governo

Osesp abre novas inscrições para o programa Descubra a Orquestra. Você já descobriu?

Cristina Padiglione

Houve um tempo em que todo filme da Disney e os desenhos animados mais vistos vinham sempre embalados por hits da música clássica. Você já reparou nos acordes de Tchaikovsky para a canção da Bela Adormecida? Estão todos lá no longa-metragem sobre a jovem Aurora, Malévola e o Príncipe Felipe. Já se pegou atento ao som de Tom, Jerry, Donald e Mickey? Pode apostar que muito do ritmo dessa turma é dado por Mozart, Verdi e Chopin, entre outros.

Mas, hoje, tantos são os artistas dispostos a vender discos e impor suas composições à indústria da música que o universo erudito, infelizmente, já não conta com o mesmo incentivo de outros tempos. Por isso, cada vez que alguém se propõe a apresentar música clássica às novas gerações, é preciso avisar todo mundo e bater palmas.

DESCUBRA A ORQUESTRA!

A Osesp, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, já contou mais de 100 mil alunos entre todas as apresentações feitas na Sala São Paulo para o programa Descubra a Orquestra. O projeto foi criado para atender alunos de escolas públicas e instituições sócioculturais beneficentes.

A idéia é criar nesses ouvidos, desde pequenos, o gosto pela música sinfônica por meio de ensaios abertos e concertos didáticos de orquestras parceiras da Osesp.

INSCRIÇÕES, APRESENTAÇÕES E INGRESSOS

Agora, as inscrições para eventos no segundo semestre estão abertas e vão atender a escolas estaduais (alunos de 1.ª a 8.ª série). Serão quatro ensaios gerais abertos da Osesp, quatro ensaios gerais abertos da Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral (Tucca), três concertos didáticos da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), dois concertos didáticos da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), quatro concertos didáticos da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (Ofscs), mais três cursos e nove atividades com adolescentes na Osesp.

Se você estuda em escola estadual, conte aos seus responsáveis; se não estuda, leve a notícia a quem pode aproveitá-la e dê um pulinho na Sala São Paulo para acompanhar os eventos (no caso dos espectadores, os ingressos custam de R$ 5,00 a R$ 10,00, se comprados com uma semana de antecedência, vale bem a pena mergulhar nesse repertório. Para os participantes dos cursos, o programa é gratuito e inclui atividades musicais para crianças, adolescentes e professores, em três etapas: formação de público, formação de professores e atividades na Osesp.

5 ANOS DE VIDA

Não é de hoje que a Osesp faz e acontece nesse terreno. Até o fim do ano, serão 5 anos de atividades e 104 mil alunos e professores atendidos em 41 cursos de formação em educação musical, somando 52 escolas beneficiadas – sem contar que tudo isso resultou em três livros em parceria com a Editora Moderna.

(SERVIÇO)As inscrições de escolas para o programa Descubra a Orquestra vão até 14 de julho. Mais informações no site www.osesp.art.br/educacionais