A avenida das letras

Jornal da Tarde - Segunda-feira, dia 2 de outubro de 2006

seg, 02/10/2006 - 13h05 | Do Portal do Governo

Debates, palestras e lançamentos de livros invadem a Avenida Paulista de hoje até sexta. Serão 150 atrações gratuitas, em 17 espaços

Caio Quero

Carros, buzinas, gente andando para todos os lados e muitas atividades culturais. De hoje até sexta-feira, a Avenida Paulista, o principal centro comercial de São Paulo, vai abrigar a segunda edição do ‘Corredor Literário na Paulista’, que traz 150 atrações gratuitas para 17 espaços da avenida. Entre elas, debates sobre literatura, peças de teatro, sessões de autógrafos, além de representantes de 60 editoras apresentando lançamentos.

Para completar o clima literário, oito esculturas gigantes em forma de letras do alfabeto decoram a via durante esta semana.

‘Nosso objetivo não é vender livros, mas tentar estimular os jovens a ter interesse pela leitura’, diz Nelson Baeta Neves, presidente da Associação Paulista Viva, que organiza o evento junto com a Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura de São Paulo. ‘Para tentar despertar esse gosto pela leitura, traremos algumas personalidades para recitar poemas e contar histórias’, diz Baeta, que estima que o público para esta edição do evento será de 80 mil pessoas, contra 40 mil no ano passado. ‘Decidimos fazer a feira na Paulista porque tudo aqui tem mais repercussão’, diz.

A abertura oficial do Corredor Literário está programada para as 19h30 de hoje no Grande Auditório do Masp. A cerimônia contará com a presença de Lima Duarte, Marília Gabriela, Dalton Vigh e Elias Andreato, que lêem trechos de obras de oito autores como Lygia Fagundes Telles, Tatiana Belinky,Ignácio de Loyola Brandão e Marçal Aquino. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Entre as outras personalidades que participam do ciclo durante esta semana está a atriz Luana Piovani, que amanhã faz uma pequena dramatização baseada no livro O Pequeno Príncipe, do francês Antoine Saint-Exupéry, na Casa das Rosas, a partir das 16h.

Na quarta-feira, às 19h30, na unidade Paulista do Sesc, o jornalista Zeca Camargo lança e autografa seu novo livro De A-Ha a U2 – Os bastidores das entrevistas do mundo da música. No mesmo local, na quinta, às 20h, o ator e diretor Antonio Abujamra faz leituras dramáticas de uma seleção de textos em prosa e poesias que abordam a cidade de São Paulo.

O Itaú Cultural também vai trazer presenças ilustres. Quinta-feira, André Sant’anna e Ignácio de Loyola Brandão falam sobre a criação literária a partir de fatos do cotidiano. O debate tem lugar no Itaú Cultural, às 19h30.

Durante toda a semana, uma espécie de mini Bienal do Livro vai acontecer na Fiesp, com representantes de editoras vendendo obras com desconto. A feira acontece das 10h às 20h.

Não faltam também atividades para aqueles que curtem um programa mais cabeça. Entre os debates programados está um intitulado ‘Escritores e Novas Mídias’, que acontece na quinta-feira, a partir das 19h na livraria Fnac. A mesa-redonda conta com a presença dos poetas Glauco Matoso e Marcelo Tápias. Os aficionados em poesia também podem aprender mais sobre as obras de nossos ‘hermanos’ da América Latina e Espanha entre segunda e sexta-feira no Instituto Cervantes. A partir das 16h serão feitas leituras de obras de autores como Pablo Neruda e Mário Benedetti seguidas de debates.

Confira a programação completa do evento em www.corredorliterario.com.br.