A Apoteose do Festival

ValeParaibano - 25/7/2003

sex, 25/07/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

No último fim-de-semana do 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão, bolsistas exibem seu talento de olho no futuro

‘Eles são jovens e talentosos. Têm menos experiência que os profissionais, mas o mesmo talento. A qualidade final tem que ser a mesma apresentada pelos profissionais.’

Com essa frase o renomado maestro, Jamil Maluf, define o resultado das três semanas de trabalho incessante com os bolsistas do 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão.

A Orquestra Sinfônica de Bolsistas se apresenta hoje, às 21h, no auditório Claudio Santoro. Na apresentação de ‘estréia’ realizadas pelos bolsistas no dia 16 de julho, eles foram aplaudidos em pé sob pedidos de ‘bis’.

‘Eles conseguiram rapidamente se aprumar e fazer um trabalho consistente. Quando uma orquestra ensaia o ano todo, é diferente. É mais fácil lustrá-la. Fiquei impressionado como eles pegaram rápido as instruções. É um trabalho gratificante’, disse.

O repertório inclui a obra ‘Ritual’, do brasileiro Lindembergue Rocha Cardoso, ‘El Amor Brujo’, do espanhol Manuel de Falla, e ‘Sinfonia nº 3’ do francês Camile Saint Saens.

Lindembergur Rocha nasceu em Livramento, sertão da Bahia, e iniciou a sua musicalidade ouvindo samba no clube social da cidade. ‘Ritual’ foi composta especialmente para orquestra sinfônica e com grande quantidade e diversidade de instrumentos de percussão.

Manuel de Falla compôs ‘El Amor Brujo’ na Espanha, após deixar Paris, onde já fazia sucesso como compositor, principalmente com a ópera ‘La Vida Breve’. Ele deixou a França no início da Primeira Guerra Mundial. ‘El Amor Brujo’ foi composta em 1913 para orquestra de câmara de apenas 14 instrumentos.

Na juventude, Camile Saint Saens, que morreu em 1921, ficou conhecido com ‘Mendelssohn francês’. Quando idoso, ele conviveu com compositores como Ravel, Stravinsky e Schoenberg. ‘Sinfonia nº 3’ é a obra mais beethoveniana ee Saint Saens.

OSESP – Amanhã o espetáculo de encerramento do Festival de Inverno fica por conta a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que se apresenta às 21h, no Cláudio Santoro, com a regência do maestro John Neshling.

Os músicos da Osesp irão executar composições de Gustav Mahhler e Mozart, com participação especial da soprano Anne Margrethe Dahl, da contralto Susanne Resmark, do tenor Eduardo Itaborahy e do baixista Johan Reuter.

O Coro da Osesp, regido pela maestrina Naomi Munakata, também irá participar do concerto solene de encerramento.

No domingo, o festival se volta ao público infantil com a apresentação do espetáculo ‘Canções para Dançar’. Ele foi idealizado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit para o lançamento do no CD do selo Palavra Cantada.

O ‘Canções para Dançar’, às 11h, será a última apresentação do Festival de Inverno de 2003 no auditório Claudio Santoro.