“A alma do programa não é o apresentador”

Folha de S.Paulo - Domingo, 8 de junho de 2008

dom, 08/06/2008 - 13h04 | Do Portal do Governo

“A alma do programa não é o apresentador” Witte Fibe estréia amanhã no “Roda Viva”, da Cultura, entrevistando Carlos Minc

Jornalista, que diz não ver TV aberta, recorreu a DVDs do programa de entrevistas para se preparar para sua estréia em emissora pública

AUDREY FURLANETO

DA REPORTAGEM LOCAL

Lillian Witte Fibe não assiste à televisão aberta há alguns anos. Acostumou-se à TV fechada e pode listar, sem tomar fôlego, seus canais favoritos: “Deutsche Welle [Alemanha], canal 30 [França], CNN [EUA], BBC [Inglaterra]…”.

Por isso, quando aceitou o convite de Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, para apresentar o “Roda Viva”, da TV Cultura, teve de correr atrás de DVDs do programa para se preparar para a estréia, amanhã, às 22h40, quando entrevistará o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

A missão de assumir aquela bancada, diz, não é das mais complicadas: “A alma do programa é o entrevistado, não o apresentador”. Mesmo assim, é quase impossível não vincular a “alma” do “Roda Viva” a seu apresentador mais conhecido, Markun, que esteve à frente das entrevistas de 1998 até o início deste ano, quando deixou o cargo para se dedicar à presidência da fundação e passou a função a Carlos Eduardo Lins da Silva, hoje ombudsman da Folha.

Aos 54, Lillian estava fora da TV desde 2005, ano em que trabalhou na Rede 21 (atual Play TV). Depois, ancorou o UOL News, até 2006. Na Globo, que deixou há oito anos, foi a primeira mulher a assumir diariamente a bancada do “Jornal Nacional” -antes dela, Valéria Monteiro havia apresentado alguns programas aos sábados. Na Cultura, será a segunda a passar pelo “Roda Viva”, que teve Roseli Tardelli como apresentadora por quatro meses. Fará também sua estréia numa emissora pública.

Jornalista especializada em economia, Witte Fibe diz que não se voltará apenas para sua área na escolha dos entrevistados. “Quanto mais quente for o assunto, mais nos interessa, embora o programa tenha a tradição de fazer muita entrevista na área de cultura.” E completa: “Mas eu quero saber como o governo do PT está tratando a TV Cultura [financiada pelo governo de SP, do PSDB].

Acredito que não teremos problemas, afinal, o programa é exibido em todo o país, é muito influente em Brasília”.

O “Roda Viva” negocia entrevista com Dilma Rousseff (Casa Civil) e fechou com Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, para o dia 16.

RODA VIVA

Quando: amanhã, às 22h40

Onde: na TV Cultura