9% dos idosos de SP abusam do álcool

Jornal da Tarde

qua, 10/03/2010 - 8h38 | Do Portal do Governo

Dos idosos paulistanos, 9% consomem bebida alcoólica em excesso, segundo estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde. O levantamento, feito com 1.563 pessoas de 60 anos ou mais, apontou que 9,1% dessa população abusa do álcool, o equivalente a 88 mil idosos da capital.

O estudo também traçou o perfil das pessoas dessa faixa etária que sofrem com o problema. Os dados apontas para a influência da escolaridade na incidência do alcoolismo na população idosa. Entre os idosos que nunca estudaram está o índice mais alto: 15,9%. A taxa cai conforme aumenta o tempo de estudo dos idosos.

Na faixa que estudou de um a quatro anos, o índice de alcoolismo é de 10,9%; entre os que estudaram de 5 a 8 anos, 7,5%; de 9 a 11 anos de estudo, 4,4%; entre os que estudaram por mais de 12 anos ou mais, o índice caí a 2,2%.

Os idosos são mais sensíveis ao efeito do álcool. O uso abusivo aumenta o risco de quedas, de desnutrição, de pressão arterial e doenças cardiovasculares.