5 mil postos terão vacinação amanhã

Jornal da Tarde

sex, 24/04/2009 - 10h11 | Do Portal do Governo

Em todo o Estado, serão 3 mil postos fixos e 2 mil volantes, abertos das 8 horas às 17 horas

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou ontem, no auditório do Instituto Butantan, o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza, a gripe, em idosos. Amanhã, três mil postos fixos e duas mil unidades volantes estarão abertas entre 8h e 17h para vacinar a população do Estado. Durante a semana, os postos manterão o horário de atendimento. Nos outros finais de semana – a campanha vai até o próximo dia 8 -, apenas o Instituto Pasteur, na Capital, atenderá a população das 8h às 20h.

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,6 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e contará com 28 mil profissionais para a aplicação das doses. O objetivo é atingir 80% da população alvo da campanha, estimada em 4,5 milhões de idosos no Estado e aproximadamente 15 milhões no país. Em 2008, São Paulo teve 81,93% de adesão à vacinação.

Serra também aproveitou a solenidade para anunciar que o governo de São Paulo vacinará em caráter experimental, paralelamente à imunização dos idosos, 4,6 mil estudantes matriculados no ensino fundamental, com idades entre 6 e 14 anos, contra a gripe. Os jovens serão acompanhados durante seis meses pelos pesquisadores do Butantan e caso o resultado seja considerado satisfatório, a medida poderá ser estendida para a população de 5,8 milhões de crianças e adolescentes do ensino fundamental paulista.

“O período de seis meses é necessário para avaliarmos os efeitos na população, que tomou a vacina e os tiveram contato com os imunizados. Acompanhar o desenvolvimento (da doença) nas crianças é importante, pois são elas que levam para dentro das residências a gripe. A experiência (vacinação) já foi realizada há 20 anos no Japão”, afirma Isaías Raw, presidente da Fundação Butantan.

De acordo com a secretaria, além da dose que previne a gripe, os adultos também poderão receber as vacinas contra tétano e difteria (vacina dupla adulta) e pneumococo, bactéria responsável por pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

“Estou feliz pelo convite e por representar os idosos”, diz o humorista Dedé Santana, garoto propaganda da campanha. “Todo ano eu ficava gripado. Culpa das luzes, refletores e ar dos estúdios. Depois de tomar a vacina isso acabou. Por isso eu a recomendo para todos”, afirma o ex trapalhão.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe em idosos 2009 foi lançada ontem e vai até o dia 8 de maio, mas o serviço só começará a funcionar nos postos no sábado

Alvo

Idosos com 60 anos ou mais são o alvo da vacinação

Horário

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas e às 17 horas

Sábado

Os postos não funcionarão em todos os finais de semana. Apenas amanhã e no Instituto Pasteur, na capital, das 8 horas às 20 horas, as doses serão aplicadas aos sábados e domingos

Postos

Os endereços dos 5 mil postos de atendimento pode ser conferido pelo site do Centro de Vigilância Epidemiológica (www.cve.saude.sp.gov.br)