47% da população reduz conta de água

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 29 de abril de 2004

qui, 29/04/2004 - 10h21 | Do Portal do Governo

Quase metade dos consumidores conseguiu cumprir a meta de economia estabelecida pela Sabesp e recebe, como prêmio, 20% de desconto na conta de abril. O governador Geraldo Alckmin fez a entrega dos carnês em residências do Jardim Canaã. Comércio e indústria ainda podem contribuir mais

GIOVANNA BALOGH

Quase metade (47,4%) das contas emitidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) conseguiu o desconto de 20% do Programa de Incentivo à Redução de Água. Pelo menos 1,2 milhão das 3,2 milhões de contas com o bônus já foram distribuídas aos moradores da Região Metropolitana de São Paulo. As restantes serão entregues até 15 de maio.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve ontem no Jardim Canaã, região de Pirituba, Zona Norte, para entregar aos moradores as contas de abril – a primeira com o desconto. No mês passado, os consumidores receberam apenas as metas de consumo.

O balanço parcial, divulgado pela Sabesp, mostra que 86,5% das contas com desconto são de clientes residenciais, ou seja, boa parte do comércio e da indústria não economizou. ‘As famílias deram bom exemplo, mas o comércio pode ajudar mais’, acredita Alckmin. A meta equivale a 80% da média registrada entre março e setembro de 2003.

O governador considerou boa a colaboração dos paulistas, porque, além dos mais de 47% que atingiram a meta, outros 20% chegaram perto de conseguir o desconto. Contudo, ele não descarta a possibilidade de racionamento. No entanto, diz que a probabilidade é menor com a diminuição do desperdício.

A dona de casa Irene Lima Santana, 42 anos, conseguiu gastar metade da meta, que era de 16 milímetros cúbicos, e melhor: diminuir o valor da conta.

Antes, gastava em média R$ 40. Neste mês, pagará R$ 15,40. Para Irene, a redução só foi possível porque fiscaliza os filhos no banho. ‘Agora dou banho neles, senão demoram e jogam fora muita água’, disse.

Já a vizinha Ana Maria Nardino Eiras, 58 anos, prefere juntar a louça do café da manhã com a do almoço para lavar tudo de uma vez. ‘Já sou chamada de sargento pela família’, brincou.

A região visitada pelo governador, acompanhado pelo presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, sofreu falta d’água por vários dias em outubro, por problemas no Sistema Cantareira. No entanto, segundo a assessoria de imprensa do governo, esse não foi o motivo para a escolha do local para a entrega das primeiras contas com desconto.