44% das crianças têm colesterol alto

Jornal Destak - Quinta-feira, 16 de outubro de 2008

qui, 16/10/2008 - 11h36 | Do Portal do Governo

Jornal Destak

Quase metade das crianças e adolescentes das grandes cidades brasileiras tem níveis de colesterol e triglicérides (gordura) acima do ideal, aponta estudo feito pela Unicamp. O levantamento mostra que, nas faixas etárias de 2 a 9 anos e de 10 a 19 anos, 44% apresentam valores alterados para o colesterol total (veja mais dados no quadro).

“O resultado foi surpreendente, não esperávamos que um número tão alto de jovens tivesse esse problema”, disse ao Destak a professora Eliana Cotta de Faria, coordenadora da pesquisa.

Segundo ela, altos índices de colesterol e triglicérides nessas faixas etárias aumentam as chances de aterosclelose (acúmulo de gordura nas artérias) na idade adulta, ocasionando mais infartos, derrames e aneurismas.

Realizado com 2 mil jovens que freqüentaram o Hospital das Clínicas da universidade entre 2001 e 2008, a pesquisa oferece um retrato do que acontece em grandes cidades.

“Provavelmente, há repetição desses mesmos índices nas metrópoles, onde os jovens praticam pouca atividade física e costumam se alimentar de forma pouco saudável, abusando das frituras e do açúcar”, explica Eliana. lgordura: anvisa quer regular comerciais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda regulamentar as propagandas de alimentos, nos mesmos moldes do que já acontece com bebidas alcoólicas e cigarro. A proposta, que ainda não tem data para ficar pronta, leva em conta o resultado de uma pesquisa divulgada em julho pela Universidade de Brasília. Segundo o levantamento, 72% dos anúncios veiculados na TV privilegiam produtos com altos teores de gordura, sal e açúcar. Do total de comerciais, 50% são direcionados às crianças.