4 em cada 10 vítimas de violência vítimas de violência são crianças, diz estudo

Agora

qua, 19/08/2009 - 7h51 | Do Portal do Governo

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que as crianças são cerca de 38% de todas as vítimas de violência que precisam de atendimento em redes especializadas em São Paulo.

O estudo, feito em cem cidades do Estado nos primeiros cinco meses do ano, mostra que quase metade dessas crianças apanharam de adultos. Já 29% delas foram vítimas de violência sexual. Mas, de cada dez crianças vítimas de maus-tratos atendidas nessas cidades, duas sofreram violência psicológica (foram xingadas e humilhadas) e duas sofreram negligência (abandono por parte dos pais). Ao todo, o Estado registrou 3.111 vítimas com menos de 18 anos.

Em 93% dos casos, o agressor é homem. Além disso, um terço é amigo da criança ou da família, e outro um terço é formado por pais e padrastos.

O levantamento é uma iniciativa do governo de tratar a violência como uma doença, segundo a coordenadora da pesquisa, Vilma Pinheiro. Ela diz que os hospitais notificam o Estado em casos de malária, por exemplo, e que agora fazem o mesmo quando o paciente é vítima de violência. O estudo, porém, não considera atendimentos de emergência, apenas casos que precisaram de especialistas.