30 mil farão curso de capacitação no Estado

Agora, 24 de junho de 2008

ter, 24/06/2008 - 10h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado anunciou ontem a abertura de 30 mil vagas em cursos de capacitação profissional a partir de 15 de julho.

O curso, que terá duração de 120 horas, terminará em novembro e será oferecido a desempregados com idade entre 30 e 59 anos que recebam o seguro-desemprego.

Primeiro, será chamado quem possui cadastro em um dos postos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Quem tiver interesse em participar o programa poderá procurar uma das unidades a partir de quinta-feira e perguntar pelo curso. No site da secretaria, no endereço www.sert.sp.gov.br, é possível consultar os endereços dos postos no Estado.

Das 120 horas de curso, 80 serão voltadas para disciplinas relacionadas ao ensino fundamental e 40 serão direcionadas a cursos técnicos.

A divisão foi feita após uma pesquisa do governo ter apontado que 42% da população entre 15 e 59 anos de idade não concluiu o ensino fundamental. O mesmo levantamento diagnosticou quais são os profissionais mais solicitados no mercado de trabalho atualmente.

Profissões

As maiores demandas do mercado são por pedreiros, recepcionistas, vendedores, garçons, soldadores, costureiros, operadores de computador, empregados domésticos, faxineiros, eletricistas de instalações e técnicos de vendas.

O setor que mais necessita de profissionais é o da construção civil, que teve alta de 18,3% em seu nível de emprego em 2007, contra 5,9% da média de todas as áreas. O programa será realizado em convênio com entidades como o Centro Paula Souza, o Senai, o Senac, o Cefet e a Fundação Padre Anchieta.

Internet

O secretário Guilherme Domingos Afif também anunciou o lançamento, em 30 de julho, do “Google do emprego”, uma página na internet em que o trabalhador poderá se cadastrar para concorrer a vagas oferecidas em todo o Estado. 

Agora