3ª faixa da Marginal Tietê fica pronta em 2010

Destak

sex, 05/06/2009 - 8h19 | Do Portal do Governo

Governo estadual anunciou ontem início da ampliação da via, que ganhará mais três faixas nos dois sentidos, quatro pontes e três viadutos

O governo estadual anunciou ontem o início das obras de ampliação da Marginal Tietê. Serão construídos 22,7 km de três novas pistas, entre a expressa e a local, em cada sentido, além de três viadutos e quatro pontes.

O governador José Serra (PSDB) acredita que as obras vão reduzir em 35% o tempo das viagens naquela região. A promessa é entregar as pistas auxiliares em março de 2010 e o restante em outubro.

As obras vão custar R$ 1,3 bilhão. Desse total, R$ 1,1 bilhão será investido pelo governo. O restante será de responsabilidade de concessionárias ligadas à marginal.

Ao governo cabe a construção de 15,2 km de pistas, a partir do viaduto da CPTM (região da Lapa) até a região do Tatuapé. A AutoBan fará o trecho de 4 km, do viaduto da CPTM ao Cebolão, na rodovia Anhanguera. Já a ligação de 3,5 km do trecho do Tatuapé à Ayrton Senna será realizada pela concessionária que assumir o controle da rodovia.

O governo anunciou também a revitalização do parque Linear do Tietê e o plantio de 83 mil árvores ao longo da marginal.

Trânsito

Na fase inicial da obra, não haverá mudanças no trânsito, segundo informou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

De acordo com o governo, as obras serão realizadas à noite para evitar transtornos ao tráfego. Atualmente, a marginal chega a registrar filas de 30 km de lentidão, em média, nos períodos de pico. A lentidão representa até 25% do total de congestionamento registrado na capital.