3 cidades serão contempladas com bicicletas

O Imparcial/ Presidente Prudente

qua, 25/03/2009 - 12h42 | Do Portal do Governo

Empresários de Presidente Prudente e região podem colaborar com o Projeto Pedalando e Aprendendo, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), que distribui bicicletas aos estudantes de condições financeiras menos favorecidas, em todo do Estado.

Na região, três municípios serão contemplados. Salmourão, Caiuá e Piquerobi terão o desempenho de seus alunos analisados, para assim, serem escolhidos os estudantes da rede pública de ensino a serem beneficiados. De acordo com a gestora do programa, na capital, Zuleika Bastos Cordeiro, a entrega dos veículos terá início a partir de junho.

Cordeiro explica que a etapa atual é de arrecadação de bicicletas, a fim de alcançar a maior quantidade possível, e assim beneficiar o maior número de crianças. “Já alcançamos a doação de 2,5 mil bicicletas, e agora partimos para uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação, para ver como anda o desempenho progressivo dos alunos”, salienta. A gestora conta que o projeto visa incentivar a frequência escolar e buscar o melhor aproveitamento das aulas pelos estudantes. O objetivo ainda é contribuir para a diminuição da evasão escolar nas regiões carentes de pequenos municípios do Estado.

Segundo Cordeiro, os municípios contemplados pelo programa passam por triagem sob os seguintes critérios: baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); população de até 5 mil habitantes; além de baixo Índice de Responsabilidade Social. Já os estudantes devem estar entre a faixa etária de 11 e 14 anos; estarem matriculadas e freqüentando a rede pública de ensino; apresentarem renda familiar de até um salário mínimo; garantir frequência escolar de 80% de presença em sala e morarem até dois quilômetros da escola.

NA PISTA

A divulgação do projeto Pedalando e Aprendendo ocorreu anteontem, em São Paulo, quando 8 mil ciclistas – entre amadores, profissionais e outros no limite da inexperiência – percorreram oito quilômetros na Marginal dos Pinheiros. A Fussesp arrecadou 2,5 mil bicicletas, mas ainda falta definir as escolas que receberão a doação. Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente do Fussesp, Mônica Serra, o programa visa garantir a possibilidade de transporte alternativo para aquelas crianças que precisam andar até quatro quilômetros por dia, para chegar à escola ou ao ônibus escolar.

DOAÇÃO

Para doar uma bicicleta, o interessado deve entrar em contato com a Fussesp, através do telefone (11) 2588-5921, ou enviar e-mail para pedalandoeaprendendo@sp.gov.br. Ainda, é possível comprar uma bicicleta nas lojas da Caloi e pedir à empresa que envie ao órgão.