241 mil fazem hoje o vestibulinho

Agora São Paulo - Domingo, 16 de novembro de 2008

dom, 16/11/2008 - 11h19 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo 

Mais de 240 mil estudantes devem fazer hoje o vestibulinho das Etecs-SP (Escolas Técnicas). O exame está marcado para começar às 13h30, porém, o Centro Paula Souza recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos 30 minutos de antecedência.

O teste, que terá 50 questões de múltipla escolha sobre português, matemática, história, geografia e ciências físicas e biológicas, deverá ser resolvido em até quatro horas. A meia hora final é reservada para a transcrição das respostas. Os candidatos poderão levar para casa o caderno de questões.

Os estudantes deverão apresentar um documento de identidade original com foto. Além disso, é preciso levar caneta de tinta preta, lápis, borracha e régua. É expressamente proibido utilizar calculadora, telefone celular, bip, pager e corretivo líquido, bem como chapéu, boné, lenço, gorro ou óculos escuros.

De acordo com a organização do vestibulinho, a leitura atenta dos textos, dos enunciados e das alternativas das questões, bem como a capacidade de relacionar os problemas propostos com as experiências do cotidiano, são fundamentais para o bom desempenho do candidato.

Neste processo seletivo, que teve 240.816 inscritos, são oferecidas 56.075 vagas, sendo 40.032 para o nível técnico e 16.043 para o ensino médio. O curso técnico mais concorrido é o de enfermagem na Etec Carlos de Campos, na capital, ministrado no período da manhã, com 26,58 candidatos para cada vaga.

Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa -proposta de resolução da questão-, deverá ser encaminhado para a seção “Fale Conosco” do site do vestibulinho, no prazo máximo de 72 horas após o exame.

A previsão é que o resultado, com a classificação geral dos candidatos, seja divulgado no dia 15 de janeiro do ano que vem. A matrícula dos aprovados em primeira chamada deverá ser feita nos dias 19 e 20 do mesmo mês.