230 mil alunos serão avaliados a partir de amanhã

AGORA Provinha Brasil, do governo federal, vai verificar desempenho dos alunos da 2ª série do ensino fundamental. Prova acontece até o dia 15 no Estado. A Secretaria de Estado da […]

dom, 01/06/2008 - 17h10 | Do Portal do Governo

AGORA

Provinha Brasil, do governo federal, vai verificar desempenho dos alunos da 2ª série do ensino fundamental. Prova acontece até o dia 15 no Estado.

A Secretaria de Estado da Educação começa a aplicar, a partir de amanhã, a Provinha Brasil para cerca de 230 mil estudantes matriculados na 2ª série do ensino fundamental. A avaliação, do governo federal, tem o objetivo de verificar o nível de alfabetização das crianças após um ano dentro da escola.

Elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o exame é realizado pela primeira vez em todo o país. No Estado, o prazo para aplicação da prova termina no dia 15 de junho. Cada diretoria de ensino vai decidir qual dia a prova será aplicada nas unidades.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, os professores não vão poder aplicar a prova nas próprias classes. O objetivo, segundo a pasta, é tornar a avaliação mais confiável e isenta.

Cerca de cem supervisores de ensino da rede foram capacitados para a aplicação das provas e devem repassar o conhecimento a professores e diretores.

Avaliação

Nesta primeira edição, a Provinha Brasil avalia somente o nível de aprendizagem da língua portuguesa, mas nos próximos anos deverá testar também as habilidades dos alunos em matemática. O teste que será aplicado a partir de amanhã é composto por 24 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta.

O aluno terá ainda que responder três questões dissertativas, onde será verificada a habilidade do estudante na hora de escrever palavras e formar frases.

De acordo com o MEC, a avaliação pretende identificar preventivamente quais capacidades de leitura os alunos possuem ou não. Segundo o ministério, foram identificados, em alunos da 4ª série do ensino fundamental, problemas como baixa proficiência nas provas de leitura, o que pode atrapalhar o bom prosseguimento dos estudos.

Os alunos de São Paulo, inclusive os da 2ª série, também fazem anualmente o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP).

(Adriana Alves)