216 mil se inscrevem para professor temporário

Agora – sábado, 22 de novembro de 2008

sáb, 22/11/2008 - 16h16 | Do Portal do Governo

Agora

A Secretaria Estadual de Educação recebeu a inscrição de 114 mil interessados de fora da rede para o concurso de professor temporário. Eles vão disputar com outros 102 mil docentes que já dão aula em escolas estaduais. No total, foram 216 mil inscritos.

As provas da seleção serão aplicadas entre os dias 12 e 21 de dezembro. Elas serão um dos critérios usados para a classificação dos professores temporários -os melhores classificados poderão escolher antes os locais e os horários das aulas em sua região.

Esse é o primeiro ano que a prova é realizada -antes, o ranking para a escolha das vagas era feito considerando apenas o tempo de serviço e os títulos do profissional, critérios que continuam sendo usados na classificação final, mas com pesos diferentes.

Na seleção deste ano, a prova e o tempo de serviço valerão 80 pontos cada um, e a avaliação dos títulos do docente, 20 pontos.

A secretaria também pretende aumentar o número de professores contratados em 2009. A intenção é preencher 75 mil cargos, e os concursos começarão a ser realizados no ano que vem. Os novos professores contratados pela rede terão carga horária de dez horas semanais.

A prova

O conteúdo da prova que os candidatos farão será referente às disciplinas que ele escolheu para lecionar na hora da inscrição, definido pela Proposta Curricular do Estado, que está disponível na internet, no site www.saopaulofazescola.sp.gov.br.

Cada docente pode, no ato da inscrição, escolher até duas matérias para dar aulas.

Os professores que optaram pelo ciclo 1 -de 1ª a 4ª série do ensino fundamental- terão uma prova específica, já que dão aulas de todas as disciplinas.

O exame será composto por 25 questões de múltipla escolha. A classificação terá validade de um ano.