21 mil disputam as 2.460 vagas das Fatecs

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

seg, 13/12/2004 - 10h01 | Do Portal do Governo

O vestibular aconteceu na Capital e em outros 15 municípios do Estado. Os candidatos responderam 48 questões de múltipla escolha e fizeram uma redação. O resultado será divulgado no dia 21 de janeiro

FERNANDA DIAS

Ontem foi mais um dia de vestibular das Fatecs na Capital e em 15 municípios do Estado. Para concorrer às 2.640 vagas nos cursos de graduação, 21 mil candidatos inscritos fizeram uma prova com 48 questões de múltipla escolha e uma redação. Os exames começaram às 13h30, com término às 17h30. O índice geral de abstenção foi de 9,6%. A lista dos aprovados será divulgada em 21 de janeiro.

Muitos alunos aguardavam ansiosos na porta da faculdade da Avenida Tiradentes, região central da cidade, como Elaine Cristina da Silva, 18 anos, que está disputando uma vaga no curso de mecânica de precisão.

Além das aulas que freqüentava de um cursinho comunitário, costumava estudar em casa cerca de quatro horas por dia. ‘Venho de uma escola estadual, sobrecarrega um pouco’, contou a estudante, que acha o nível de ensino de sua escola fraco. Elaine também prestou vestibular na USP e Unicamp.

Lílian Rodrigues Nascimento, 19 anos, que tenta entrar em processamento de dados, também se dedicou aos estudos para garantir uma vaga na Fatec. ‘Anulei minha vida’, comentou ela, que disputaria uma vaga no curso de engenharia de computação na USP, mas perdeu o dia da inscrição.

Alguns candidatos não puderam fazer a prova de ontem por terem se atrasado. Um deles, que não quis se identificar, chegou três minutos depois que o portão havia sido fechado. ‘Agora, vou prestar Fatec só no meio do ano’, disse o estudante, que iria fazer a prova para o curso de processamento de dados. Humberto Pissano, diretor do campus da Avenida Tiradentes, com 8 anos no cargo, já presenciou cenas de alunos desesperados que tentaram pular o portão para poderem fazer a prova.

‘Toda vez fico numa situação constrangedora’, comentou o diretor, que tem a missão de fechar os portões no horário marcado. Segundo ele, o candidato sempre deve ir conhecer o local da prova um dia antes, para se programar.