170 colégios estaduais terão período integral

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

sex, 09/12/2005 - 16h14 | Do Portal do Governo

FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem que parte dos alunos do ensino fundamental das escolas estaduais terão aula em período integral. O governo pretende implementar o projeto em 170 dos 5.000 colégios da rede, atendendo a 5% dos 3 milhões de estudantes.

O programa, chamado de Escola de Tempo Integral, começará a funcionar no primeiro semestre de 2006, ano que haverá eleições presidenciais -Alckmin é cotado para ser o candidato tucano.

A Secretaria Estadual da Educação avalia que entre 140 e 170 escolas tenham condições de aderir ao projeto já no primeiro semestre do ano que vem. ‘Queremos que elas sejam pólos em suas regiões, onde os outros diretores possam conhecer o programa’, disse o secretário da Educação, Gabriel Chalita.

Hoje, os alunos da 1ª a 8ª série têm 5 horas/aula por dia. No programa, passarão a ter 8 horas/dia. Pela manhã, os alunos terão as disciplinas regulares do currículo. À tarde, serão feitas atividades como oficinas culturais, esportes, e reforço em matemática e leitura. Haverá almoço e dois lanches.

O presidente da Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual), Carlos Ramiro, apoiou a iniciativa, mas reclamou do pequeno número de escolas atendidas. ‘Cento e setenta [colégios] em 5.000 é muito pouco’, disse.
Chalita pretende estender o programa a todos os colégios da rede estadual ‘em quatro anos’.

Para a universalização do projeto, o governo terá de solucionar o problema da superlotação nas escolas. A Folha informou em 21 de agosto que 14,6% das classes de 1ª a 4ª série e 6,8% das de 5ª a 8ª na Grande São Paulo estavam acima do número de alunos por turma recomendado pela própria secretaria. A pasta disse ontem que os percentuais diminuíram, mas que não possuía os novos dados.