130 mil servidores do Estado terão salário maior

Agora São Paulo - Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

qui, 18/12/2008 - 11h11 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

O governador José Serra sancionou ontem dois projetos de lei sobre o funcionalismo: um que reestrutura as carreiras das “áreas meio” (que dão suporte às atividades principais, como vigias, motoristas e telefonistas) e outro que define uma avaliação de desempenho para trabalhadores das secretarias da Fazenda e do Planejamento.

Os dois projetos beneficiarão cerca de 135 mil servidores. Além disso, foi assinada a lei que define o bônus por desempenho dos professores. As regras devem entrar em vigor hoje, quando serão publicadas no “Diário Oficial” do Estado.

Áreas meio

Segundo a Secretaria da Fazenda, os servidores das “áreas meio” receberão o aumento -de, em média, 36,71%- em fevereiro, no salário referente a janeiro. O reajuste é retroativo a outubro, e os valores acumulados também sairão em fevereiro.

A proposta determina ainda a promoção por avaliação de desempenho, e esse é o ponto mais criticado por servidores, que reclamam de não haver critérios definidos. Além disso, será possível pedir um terço da licença-prêmio em dinheiro, e 25 gratificações serão incorporadas ao salário.

Bônus

Os servidores das secretarias da Fazenda e do Planejamento ganharam um bônus por desempenho. Ele será de 2,4 salários para quem atingir 100% da meta da unidade e não tiver faltas. Se a meta for superada, haverá um adicional de até 20%.