12 presos em blitz contra seqüestro relâmpago

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 11 de novembro de 2004

qui, 11/11/2004 - 9h28 | Do Portal do Governo

Operação mobilizou 50 policiais, 30 viaturas, 10 motos e um helicóptero nos bairros da Capital onde esse tipo de crime é mais comum: Brooklin, Moema e Avenida Roberto marinho

IVAN VENTURA

Policiais civis da Divisão Anti-Seqüestro DAS realizaram, na tarde de ontem, uma operação com a intenção em prender criminosos que praticam seqüestros relâmpagos na Zona Sul da Capital. Doze pessoas foram detidas, sendo um menor e dois procurados por roubo.

A ação da DAS começou as 16h. A operação contou com 50 policiais em 30 viaturas, 10 motos e um helicóptero Pelicano da Polícia Civil.

De acordo com Antonio de Olim, delegado da DAS, durante 25 dias os agentes monitoraram regiões com grande incidência de seqüestros relâmpagos. Descobriu-se que os bairros da Capital onde mais ocorre esse tipo de crime são Brooklin, Moema e ainda região da Avenida Roberto Marinho.

‘Soubemos que os autores desses crimes estariam morando na Favela do Jardim Alba. Hoje (ontem) de manhã, mandamos alguns policiais para a favela para tentar descobrir a identidade de alguma dessas pessoas’, contou Olim. Antes da operação, policiais conseguiram identificar dois moradores do local que estariam envolvidos em seqüestros.

Descobertos os barracos onde estariam morando os criminosos, os policiais cercaram a favela e teve início a operação. As saídas do local foram fechadas e barracos foram invadidos à procura de suspeitos. O helicóptero sobrevoou o Jardim Alba. As viaturas entravam e saíam a todo momento da favela, levando suspeitos.

A operação terminou às 17h com 38 detidos, que foram levados à sede da DAS, no bairro de Higienópolis, região central da Capital. As pessoas foram ouvidas e 26 delas liberadas. A polícia conseguiu provas e indícios de prática de seqüestros relâmpagos referentes a dois dos detidos: Lincon Garcia da Silva, 21 anos, e Adriano Santana da Silva, 24. Os dois têm passagens por roubo e recentemente foram detidos por roubo.

Entre os outros detidos havia um menor de 16 anos e o restante teria passagens pela polícia, mas já teria cumprido pena.

Para José Eduardo Gappi, delegado de uma equipe da DAS que utiliza motocicletas, só no mês passado foram registrados na região 38 casos de seqüestro relâmpago. ‘Esperamos que com essa operação o índice diminua.’

Dois bairros, também da Zona Sul, devem ser os próximos alvos da polícia na luta contra o seqüestro relâmpago: Santo Amaro e Campo Belo. ‘Outros bairros da Zona Sul registram quase a metade desses índices’, disse Olim.