Agora São Paulo
A Secretaria de Gestão Pública começará a avaliar, a partir do ano que vem, os 12.441 servidores em cargos de confiança e em postos de comando e supervisão considerados estratégicos nas secretarias da Saúde, da Educação e do Planejamento.
A avaliação será feita por meio de exames, que deverão ser aplicados pela primeira vez em junho de 2008.
O teste será obrigatório para os cerca de 500 servidores em cargos de confiança de livre nomeação, que não tiveram de prestar concurso público para exercer a função.
Caso sejam reprovados nos testes, esses funcionários passarão por cursos de qualificação e terão uma segunda chance de fazer o exame.
Segundo a Secretaria de Gestão Pública, caso sejam reprovados pela segunda vez, eles deverão ser afastados de suas funções.
Os futuros servidores comissionados também terão de passar pela avaliação para poder exercer o cargo.
Para os servidores em cargos de liderança que passaram por concurso público, a avaliação será opcional.
Em caso de reprovação, esses servidores também terão de passar por cursos de capacitação e repetir os exames até que obtenham a certificação para ocupar o cargo.
Os resultados ainda poderão ser utilizados para a ascensão funcional dos servidores.
O conteúdo das provas ainda não foi definido, mas as questões deverão abordar conhecimentos relacionados a capacidade de liderança e a noções de gestão pública.
Para Lineu Neves Mazano, membro da diretoria da Fessp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo), a avaliação pode ser útil para melhorar a qualidade do serviço público, desde que o processo seja feito com transparência e sejam levados em conta apenas os interesses públicos.
A Secretaria de Gestão Pública estima que R$ 500 mil sejam gastos na primeira etapa da avaliação.
A elaboração das provas deverá ficar a cargo de alguma das fundações que preparam exames para vestibulares.