104 das 199 vítimas foram reconhecidas

Ontem, mais nove pessoas que morreram no desastre foram idenficadas pelo IML. Técnicos começam a preparar implosão do prédio atingido

dom, 29/07/2007 - 10h58 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Mais nove vítimas do acidente com o Airbus da TAM foram identificadas ontem. São elas: Alejandro Guillermo Camozzi, Ésio Siqueira Freitas, Diogo Casagrande Salcedo, Vinícius Costa Coelho, Arthur Souto Maior de Queiroz, Adrien Bisson, José Carlos de Oliveira, Bruna de Villi Chaccur e Renato Garcia Ribeiro. Até agora, o Instituto Médico Legal (IML) Central da Capital identificou 104 vítimas. De acordo com a companhia aérea, 199 pessoas morreram no desastre.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública, foi concluído no fim da tarde o trabalho dos peritos do Instituto de Criminalística no local do acidente com o avião da TAM. Com ajuda do aparelho Mini Crime Scope, foram recolhidos destroços da aeronave para análise. Ainda de acordo com a assessoria, o prédio será liberado para a TAM.

Em nota divulgada ontem, a companhia esclareceu que, “em respeito absoluto aos familiares das vítimas, a TAM aguardará todas as liberações e autorizações” para permitir a implosão do prédio da TAM Express. A empresa espera a liberação do “Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Infraero, Comando-Geral da Aeronáutica e também da Prefeitura de São Paulo (Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública)”. “A TAM acatará as orientações e determinações dos órgãos citados”, completa o texto.

A Defesa Civil já está pronta para a possível implosão do prédio. “Esse é o melhor método de demolição porque as estruturas do edifício estão muito abaladas”, disse ao JT o coronel Jair Paca de Lima. De acordo com ele, desde o dia do acidente, a Defesa Civil monitora a área e já definiu as ruas que serão interditadas caso ocorra a implosão.

Ontem pela manhã, peritos do IC de São Paulo trabalhavam no prédio da TAM Express, na Avenida Washington Luís, atingido pela aeronave. E técnicos da Polícia Científica tentavam localizar mais resíduos orgânicos no local, dividindo espaço com funcionários do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que abriam buracos na estrutura do edifício, com auxílio de britadeiras, para colocar explosivos e preparar o prédio para a implosão.

Dia calmo

O dia de ontem foi relativamente tranqüilo nos aeroportos. Segundo a Infraero, apenas 8% dos vôos foram cancelados e 18,8% tiveram atrasos superiores a uma hora. Em Congonhas, havia 130 partidas programadas e apenas uma sofreu atraso de mais de uma hora. Não houve cancelamentos. Já no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, estavam marcados 180 vôos para ontem, dos quais pouco mais de 23% tiveram atraso registrado ou foram cancelados.

Em Porto Alegre, um Airbus A320 da TAM que havia embarcado para Bariloche, na Argentina, teve de retornar ao Aeroporto Salgado Filho para “uma manutenção preventiva não programada”. Os passageiros precisaram trocar de avião.