Na gravidez, malhação é recomendada com moderação

Benefícios da atividade física incluem redução do risco de diabetes, hipertensão crônica, ganho de peso exagerado e facilidade no parto

qui, 28/02/2019 - 19h11 | Do Portal do Governo

A gravidez não é impedimento para as futuras mamães praticarem atividade física. A prática só traz benefícios, ao ajudar na redução do risco de diabetes, da hipertensão crônica, do ganho de peso exagerado e ainda facilita na hora do parto. Mas, o exercício deve ser feito com moderação e acompanhamento médico.

“A partir do momento em que a mulher engravida, a malhação deve ser feita de forma moderada, com menor frequência cardíaca, evitando o surgimento de dores no corpo. Como cada organismo responde de um jeito diferente, é fundamental procurar acompanhamento médico antes de começar qualquer atividade”, explica a doutora Maria Rita Bortolotto, diretora da Enfermaria Clínica Obstetra do Hospital das Clínicas da FMUSP.

As gestantes devem adotar um estilo de vida ativo, praticando, ao menos, 30 minutos de exercício físico por dia. As atividades regulares devem ser combinadas com uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a médica Elisabete Almeida, as mulheres não podem ter medo do aumento excessivo de peso, e sim se preocupar com o ganho de peso adequado para o completo desenvolvimento do bebê. “As mulheres que entram na gestação no peso ideal e ganham entre 11 e 15 kg têm menos problemas do que as que ganham mais ou menos que isso”, alerta a especialista.

É importante ressaltar que uma gestante só deve buscar um personal trainer ou procurar uma academia após ser liberada pelo médico obstetra que acompanha sua gestação. E, mesmo liberada, deve estar atenta às cargas utilizadas durante a malhação na gravidez.