Na capital, “Futuro na Cultura” debate desafios da X-Reality

Encontro nesta quinta-feira (26) acontece na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com presença de especialistas na área

qua, 25/04/2018 - 18h21 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (26), das 9h às 12h, a Secretaria da Cultura paulista promove o primeiro encontro do projeto “Futuro na Cultura”, para apresentar e discutir os desafios do desenvolvimento do ecossistema de X-Reality no Estado de São Paulo.

X-Reality são todas as experiências mediadas por tecnologia que combinam realidades digitais e biológicas, como a realidade virtual, a realidade aumentada ou mista. Com essas ferramentas, os usuários geram outras formas de realidade, trazendo objetos digitais para o mundo físico e vice-versa, gerando novas possibilidades artísticas e culturais.

Dentre os participantes, estão membros do XRBR, hub de X-reality criado por profissionais e apoiado por empresas de forma voluntária, com o objetivo de unir esforços e impulsionar este emergente e desafiador mercado brasileiro.

O encontro também contará com representante da Feira C2, de Montreal, Canadá, além das presenças de Patricia Penna, secretária-adjunta da Cultura do Estado, da Era Transmídia e de Sergio Cerrado, diretor da REC Brasil, Rede de Economia Criativa.

Durante o evento, será apresentado um resumo do estágio das produções e do mercado de X-reality no Brasil e as dificuldades do setor dentro do contexto da Economia Criativa estadual e nacional.

Os participantes também abordarão a necessidade da construção de um hub brasileiro de X-Reality e um panorama do atual momento das políticas públicas para o setor, além das possibilidades de troca de experiências internacionais com o ecossistema criativo de X-reality nacional.